A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Aline Mineiro Costa

No mês internacional da mulher, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) celebra a trajetória de profissionais que, com dedicação e determinação, deixam sua marca na Medicina Veterinária e Zootecnia do país. Hoje, traremos a história de Aline Mineiro Costa (CRMV-RJ 6255), cuja determinação é um testemunho vivo da força feminina nesses campos.

A profissional descreve sua caminhada como uma mistura de desafios e superações. Enfrentando preconceitos e a necessidade constante de provar sua competência em um ambiente muitas vezes dominado por homens, ela trilhou um caminho marcado pela resiliência. Como fiscal agropecuária, Aline enfrenta diariamente o desafio de garantir a sanidade dos animais e a saúde pública, enfrentando embates em prol do cumprimento das leis.

“Por ter que coordenar algumas atividades em que na maioria dos casos as equipes de trabalho eram formadas principalmente por homens, houveram alguns preconceitos e a necessidade de ter que provar a minha capacidade profissional, para estar naquela posição. Em alguns momentos tenho que enfrentar situações, onde os embates são comuns, mas por ser mulher, alguns tratam estas situações de forma desrespeitosa”, contou Aline, que atua como médica-veterinária na Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro, e na Prefeitura Municipal de São João da Barra.

Ela explicou que sua realização profissional é devido sua atuação multifacetada, envolvendo programas de melhoramento genético, sanidade animal, fiscalização agropecuária e educação sanitária. Como médica-veterinária da Defesa Agropecuária, Aline lidera esforços importantes, como a prevenção e controle da influenza aviária, que é uma doença de importância econômica, social e ambiental, desempenho ações de monitoramento, de vigilância e de educação sanitária.

A médica-veterinária ainda contou que reconhece o papel fundamental das mulheres na Medicina Veterinária e Zootecnia, destacando sua crescente participação no desenvolvimento de tecnologias e pesquisas.

“⁠Por ser uma questão histórica e social que está presente na nossa cultura, ainda existe o preconceito com as mulheres que desempenham algumas atividades assim como a desigualdade salarial, inclusive na medicina veterinária. Espero que ocorram mudanças urgentes para que haja mais equidade e, principalmente, para que as mulheres não tenham receio de trabalhar em determinadas áreas por não se acharem capazes de enfrentar estas divergências”, disse.

Aline acredita que a busca constante por atualização e aprimoramento é essencial para impulsionar o desenvolvimento e a inovação na área. Ela explica que sua presença como mulher na profissão já trouxe perspectivas únicas e promoveu mudanças positivas no ambiente de trabalho.

Para as mulheres que buscam seguir uma carreira na Medicina Veterinária e Zootecnia, Aline oferece um conselho claro: especializem-se, atualizem-se e confiem em si mesmas. O compromisso com a profissão e o amor pelos animais são essenciais para enfrentar os desafios que surgirem pelo caminho.

“Que estas mulheres procurem sempre se especializar e atualizar, afinal, desafios irão surgir, mas sempre confiar em si mesmas e mostrar que são capazes de desempenhar um bom trabalho em todas as áreas. O principal é ter amor aos animais e o comprometimento com a profissão”, finalizou.

Esta matéria faz parte da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia”, promovida pelo CRMV-RJ.