A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia: Conheça a história de Caroline Chicre

Em um meio tradicionalmente dominado por homens, onde os desafios parecem se multiplicar a cada dia, cada vez mais mulheres desafiam os padrões e estão se destacando não apenas por sua competência, mas por sua determinação e força de vontade. A médica-veterinária Caroline Chicre, especializada em equinos, compartilhou as dificuldades e conquistas que moldaram sua carreira.

Com uma década à frente de um dos maiores haras do Brasil, sua história revela a força da determinação feminina em um ambiente predominantemente masculino. Desde os primeiros passos na profissão, ela conta como enfrentou a desconfiança e a cobrança exacerbada, sendo uma das poucas mulheres em um campo com 99% de mão de obra masculina. No entanto, isso não a intimidou, apenas a impulsionou a provar sua competência e paixão pelo trabalho que escolheu.

“Descrevo minha jornada como vitoriosa, conquistei meu lugar, respeito, resultados em um meio extremamente machista, onde a mão de obra é 99% de homens. É desafiador a cada dia, existe uma cobrança e desconfiança muito maior e principalmente conquistei o privilégio de fazer isso trabalhando com o que eu mais amo, com o que move a minha vida”, disse.

Um dos maiores desafios foi conciliar sua carreira com a vida pessoal, especialmente durante os anos em que percorreu milhares de quilômetros mensalmente, vivendo praticamente no carro. Essa rotina extenuante exigiu uma mudança radical, mas ela abraçou as transformações necessárias, adaptando-se a novos hábitos e círculos sociais.

“Os maiores desafios foram a distância da família, a mudança radical de cotidiano, de vida social, pois eu que trabalho no campo passei mais de 10 anos morando no “carro”, pois rodava 10 mil km por mês, até que pela saúde e segurança tive que fazer uma escolha e essa escolha envolvia uma grande mudança de vida e assim fiz, me adaptei a novos hábitos, novos amigos, novos ciclos”.

Enfrentando o preconceito e a resistência no trabalho com cavalos, Caroline não apenas se sobressaiu, mas também revolucionou a abordagem tradicional. Sua dedicação incansável e sua visão inovadora foram fundamentais para elevar o haras em que trabalhava ao patamar de excelência, sendo reconhecido como o melhor criador do Brasil. Entre suas inúmeras realizações, se destaca a história de uma potra, que ela ajudou a recuperar.

“Eu tenho varias realizações, mas consigo relatar algumas que vejo como especiais. Esse ano completo 10 anos a frente de um dos maiores Haras do Brasil e assim que eu cheguei, olhei tudo, avaliei cada animal. Tudo que engloba o trabalho em um Haras e quis colocar o minha filosofia de trabalho, ao selecionar os animais para treinamento, os que iriam para as exposições. Eu me deparei com uma potrinha com muito potencial, porém sendo trabalhada totalmente errada, apresentando hiperflexão dos membros posteriores. Peguei aquela potra e comecei a montar o treinamento e trabalhar no que eu acreditava e tinha avaliado de potencial nela, quando faltavam 30 dias para a exposição que eu queria levá-la e que eu falei para o proprietário que ela iria, tive que parar os treinamentos pois avaliei que era necessário intervenção cirúrgica e assim fiz, operei ela e não desisti. Ela se recuperou, foi e ganhou”, comemora a médica veterinária.

Além de suas conquistas profissionais, a Caroline também se destacou em iniciativas humanitárias, coordenando o trabalho de resgate e apoio durante a catástrofe na Região Serrana.

Quando questionada sobre o papel das mulheres na veterinária, ela enfatiza a importância da abordagem cuidadosa e minuciosa, destacando a contribuição única que as mulheres trazem para a profissão.

“Vejo como fundamental o papel das mulheres na veterinária principalmente pela forma de lidar com a questão do bem estar animal e pela forma mais cuidadosa, minuciosa, detalhista de fazer as coisas”.

Apesar de suas inúmeras realizações, Caroline admite que ainda busca o equilíbrio entre as demandas profissionais e pessoais. No entanto, sua determinação e compromisso inabaláveis a impulsionam a enfrentar cada desafio com resiliência e confiança. Seu conselho para as futuras profissionais é simples, mas poderoso: dedique-se, estude, comprometa-se e imponha-se como uma profissional. Pois, como ela mesma demonstra, o resultado vem para aqueles que persistem com determinação e paixão.

Essa matéria faz parte da campanha “A força da mulher brasileira impulsionando o país, a Medicina Veterinária e a Zootecnia” promovida pelo CRMV-RJ.

Rolar para cima