CRMV-RJ dá dicas de como proteger seu animal de estimação em caso de alagamento

As chuvas intensas e alagamentos podem representar desafios significativos não apenas para nós, humanos, mas também para os animais de estimação. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) reforça a importância de tomar medidas rápidas para garantir a segurança e saúde dos pets em situações de alagamento. Confira:

Evacuação segura:
Se for necessário evacuar sua residência devido a alagamentos, certifique-se de incluir seus animais de estimação no plano. Use coleira e guia para cães e transporte gatos em caixas de transporte apropriadas.

Atendimento médico-veterinário:
Em casos de exposição a águas contaminadas ou lesões durante alagamentos, leve seu animal imediatamente ao médico-veterinário. Busque orientação profissional sobre cuidados específicos e prevenção de doenças transmitidas pela água.

Vacinação contra leptospirose:
A leptospirose é uma preocupação comum durante inundações. Certifique-se de que seu animal esteja vacinado contra essa doença transmitida pela urina de animais infectados. Consulte um médico-veterinário para garantir que as vacinas estejam em dia.

Cuidado com a pele e pelagem:
Após exposição à água contaminada, é essencial secar completamente o animal para evitar problemas de pele. Preste atenção especial às orelhas, patas e áreas de dobras, onde a umidade pode acumular.

Verificação de parasitas:
Alagamentos podem aumentar o risco de infestações por parasitas. Após a exposição à água, verifique cuidadosamente seu animal quanto à presença de pulgas, carrapatos e outros parasitas. Caso identifique algum problema, consulte um médico-veterinário para tratamento adequado.

Monitoramento de comportamento:
Observe o comportamento do seu animal após a experiência de alagamento. Mudanças no apetite, comportamento ou sintomas de desconforto podem indicar problemas de saúde que necessitam de atenção profissional.

Identificação:
Certifique-se de que seu animal de estimação tenha identificação adequada, como uma coleira com etiqueta ou microchip. Isso facilitará o encontro caso vocês sejam separados durante evacuações ou situações de emergência.

Ao seguir essas orientações do CRMV-RJ, você estará contribuindo para a segurança e bem-estar do seu animal de estimação. Lembre-se sempre de buscar orientação profissional para situações específicas e garantir a saúde contínua do seu companheiro.

Rolar para cima