CRMV-RJ alerta sobre venda de anestésicos sem qualquer retenção de receita em vendas pelo Mercado Livre e Shopee

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) tem observado com preocupação a venda indiscriminada de anestésicos, em especial a Acepromazina, sem a devida retenção de receita, por meio de plataformas online como o Mercado Livre e Shopee. Essa prática tem levado ao acesso descontrolado a substâncias de uso restrito e de potencial risco quando administradas de forma indevida.

A Acepromazina, um medicamento anestésico veterinário, é de uso exclusivo sob prescrição e supervisão de um médico-veterinário devidamente habilitado. Sua utilização inadequada pode acarretar sérios danos à saúde dos animais, além de representar um perigo para a segurança pública quando utilizada por indivíduos sem conhecimento técnico.

Cabe ressaltar que a notificação de receita para medicamentos controlados deve ser obrigatoriamente emitida pelo Sistema Eletrônico Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro) através do site do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), conforme Instrução Normativa (IN) 55, além de estar em desacordo com a Portaria SVS/MS nº 344/98, que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

“Em mãos hábeis, como anestesiologistas veterinários, preparados para trabalhar com esse tipo de droga, não existe risco algum. Em mãos de pessoas não hábeis os anestésicos são extremamente perigosos. Eles pode matar, sim”, ressaltou Diogo Alves, presidente do CRMV-RJ.

Visto isso, o CRMV-RJ solicitou o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para reforçar a necessidade de maior rigor por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no controle e acesso a esse tipo de substância por leigos, especialmente quando comercializadas por plataformas online que não exigem a apresentação de receita médico-veterinária.

O Conselho ressalta que é fundamental que haja uma atuação conjunta entre os órgãos competentes para coibir a venda indiscriminada de anestésicos e demais medicamentos de uso veterinário sem a devida orientação técnica e destaca a importância de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de buscar orientação profissional para a administração de qualquer tipo de medicamento aos animais.

Contamos com a colaboração de todos para promover a responsabilidade e o cuidado no manejo terapêutico dos animais, sempre com a orientação e supervisão de um médico-veterinário capacitado.