CRMV-RJ alerta: Mutirão de castração não pode ser confundido com automação industrial

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) vem a público alertar que mutirões de castração não podem ser comparados com automação industrial, para que não exista um único protocolo cirúrgico-anestésico, reforçando a importância de considerar cada paciente como um indivíduo único, com necessidades específicas que demandam cuidados personalizados.

Esta autarquia ressalta que é imprescindível a realização de exames prévios que incluam avaliações de saúde e histórico médico. Somente a partir de uma análise criteriosa é possível determinar se o animal está apto para o procedimento cirúrgico. O pós-operatório é tão importante quanto o pré e o trans, e o seu acompanhamento adequado é essencial para garantir uma recuperação segura e eficaz, o que infelizmente não se observa em determinados mutirões, já que recebemos dezenas de denúncias acerca desta falta de zelo no despertar anestésico.

O CRMV-RJ alerta os responsáveis de animais para os perigos associados à participação em cirurgias “populares” que contam com infraestruturas questionáveis, mesmo possuindo Alvará Sanitário Municipal para funcionamento.

Além disso, é fundamental compreender que o ato cirúrgico envolve também o monitoramento rigoroso da anestesia, controle da dor, prevenção de infecções e o suporte adequado durante a recuperação pós-cirúrgica. A negligência nessas etapas pode resultar em complicações graves, comprometendo a saúde e o bem-estar dos animais.

O CRMV-RJ reforça a importância de buscar clínicas e profissionais que atuem de acordo com as diretrizes éticas e técnicas da medicina veterinária. A segurança e o cuidado com os animais devem ser prioridades em qualquer procedimento cirúrgico. A conscientização da população sobre a importância de realizar castrações em ambientes adequados , com profissionais qualificados, é fundamental para promover a saúde e o bem-estar dos animais de estimação.

Lembre-se sempre que as castrações devem ser pautadas por indicação clínica e não imposição comercial.

Este é o novo CRMV-RJ, mais presente e atuante na defesa e valorização do médico-veterinário.