CRMV-RJ alerta ser o único conselho de classe competente para fiscalizar estabelecimentos médicos veterinários

Recentemente, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) foi surpreendido ao tomar conhecimento que outro conselho de classe está realizando ações fiscalizatórias em estabelecimentos médicos veterinários. É importante destacar que essa ação vai além das atribuições e suscita questionamentos éticos e legais.

O CRMV-RJ esclarece que conselhos de classe desempenham um papel fundamental na regulamentação e fiscalização das profissões, assegurando que os serviços prestados à sociedade sejam de qualidade e estejam em conformidade com as normas. Contudo, é essencial que cada conselho atue dentro de sua área de competência, respeitando a autonomia e o conhecimento técnico de outras profissões.

A fiscalização de estabelecimentos veterinários é uma responsabilidade exclusiva do CRMV, que possui expertise e capacidade para assegurar o cumprimento das normas e a excelência no atendimento aos animais. Os profissionais médicos-veterinários passam por extensa formação e atualização constante para garantir o bem-estar dos animais e a saúde pública, algo que não pode ser subestimado.

A tentativa de fiscalização por parte de outra autarquia pode levar a equívocos e interpretações inadequadas das atividades realizadas nos estabelecimentos veterinários, podendo comprometer a qualidade dos serviços prestados e até mesmo colocar em risco a vida dos animais sob cuidados.

Reforçamos que o trabalho conjunto e o respeito às especificidades de cada profissão são fundamentais para a prestação de um serviço de saúde animal completo e eficiente. Nesse sentido, a cooperação entre os conselhos de classe é essencial para promover uma atuação harmônica e voltada para o bem comum.

Como CRMV-RJ, defendemos a importância de cada conselho de classe exercer suas funções dentro dos limites estabelecidos legalmente. É fundamental respeitar o limite de atuação de cada Conselho de Classe, garantindo que as atividades profissionais sejam exercidas de forma ética e competente.