Produtos veterinários falsos: CRMV-RJ dá dicas para evitar compras fraudulentas

A proliferação de produtos veterinários falsificados e contrabandeados tem levantado preocupações sobre os riscos associados ao consumo desses itens. Para enfrentar esse problema, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) lançou em 2021 a campanha “Olhos abertos”, com o objetivo de alertar profissionais veterinários, produtores e responsável por animais sobre os perigos desses produtos.

O CRMV-RJ alerta que o uso de medicamentos veterinários falsificados pode acarretar grandes problemas para os animais, uma vez que esses produtos podem não ser eficazes no tratamento e ainda conter substâncias tóxicas ou proibidas no Brasil, resultando em impactos negativos no bem-estar dos animais e até mesmo em casos de morte.

O Conselho ainda esclarece que é fundamental que os consumidores estejam conscientes dos riscos associados ao uso de medicamentos veterinários falsificados. Além disso, é necessário que os médicos-veterinários e zootecnistas atuem como multiplicadores de informações, educando seus clientes sobre como identificar produtos ilegais e destacando a importância da segurança na aquisição de medicamentos para a saúde dos animais.

Para evitar a compra de produtos veterinários falsos, é fundamental adotar práticas seguras desde a aquisição dos medicamentos. O Sindan destacou, e o CRMV-RJ reforça, a importância de combater o comércio e uso de medicamentos piratas, que engloba produtos falsificados, contrabandeados e roubados. A internet, por meio de marketplaces que abrigam lojas diversas sem verificação de credibilidade adequada, tem sido uma das principais vias de escoamento desses produtos falsos.

Outros passos que podem ser seguidos, são: verificar se a bula está em português, analisar a embalagem em busca de indícios de irregularidade e consultar o Guia Prático Para Identificação de Medicamentos Irregulares no Mercado, publicado pela Anvisa, para confirmar se o lote do produto e a data de validade estão registrados pela empresa fabricante.