Assim como ocorre com o exame de ordem da OAB, CRMV-RJ é favorável e apoia PL que garante a obrigatoriedade de alunos do curso de Medicina Veterinária a fazerem prova de certificação profissional

Conforme prometido na proposta de campanha da chapa 1 para a gestão 2023-2026, o atual presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, como pessoa física, desempenhou um papel ativo na elaboração do Projeto de Lei nº 4262/2023, juntamente com o deputado autor da proposta, Marcelo Queiroz, que institui o Exame de Habilitação Profissional em Medicina Veterinária, assim como ocorre na OAB, onde os bacharéis em direito necessitam se submeter ao exame de ordem.

O PL altera a Lei nº 5.517/1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de médico-veterinário, para instituir o Exame de Habilitação Profissional em Medicina Veterinária. Atualmente a proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados, aguardando designação de relator na Comissão de Saúde.

O CRMV-RJ informa que é totalmente favorável a essa proposta, e esclarece que este projeto é de suma importância para assegurar para a sociedade a boa capacitação do profissional, essencial para a saúde humana, ambiental e animal. No entanto, não é um processo com intuito de eliminar candidatos, e sim, mostrar-se firme na proposta de melhores cursos de Medicina Veterinária e, consequentemente, profissionais melhores qualificados. Não significa, entretanto, que o CFMV estaria chancelando plenamente a atuação daquele médico-veterinário aprovado, mas afirmando que ele tem condições mínimas de atuar no mercado de trabalho.

Atualmente, o Brasil ostenta um número impressionante de mais de 500 cursos de Medicina Veterinária em seu território, muito acima da média global de aproximadamente 360 cursos. Enquanto essa estatística pode sugerir uma abundância de oportunidades de formação na área, ela também lança luz sobre um desafio significativo: a qualidade do ensino superior em Medicina Veterinária.

Cabe ressaltar que formação de médicos-veterinários é de extrema importância, pois esses profissionais desempenham um papel fundamental na proteção da saúde humana, animal e ambiental. Portanto, garantir que todos os graduados estejam devidamente preparados é crucial.

Inicia-se um novo CRMV-RJ cada dia mais valorizando e defendendo aquele que é o motivo de sua existência: Os médicos-veterinários.

O CRMV-RJ deixa as portas abertas para que qualquer deputado federal, estadual ou vereador abrace a causa dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas e possamos fazer leis para exaltar a importância destes profissionais para a sociedade.

Entre no link bit.ly/3PpRSHN, leia o projeto, vote e participe! Ou acesse o site do CRMV-RJ: https://www.crmvrj.org.br