Alimento seguro só com inspeção de médicos-veterinários: Consumo de carne sem selo de inspeção pode oferecer riscos à saúde do consumidor

Recentemente, em uma ação da Delegacia Especial de Crimes contra o Consumidor e do Instituto de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio), foram apreendidas mais de duas toneladas de carnes e outros alimentos foram descartados em um mercado de carne da comunidade Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio. A notícia foi divulgada por diversos veículos de comunicação, incluindo o portal G1.

De acordo com os agentes, o local desobedecia a normas de higiene e boa conservação dos alimentos. Os policiais encontraram carnes sendo moídas e fracionadas indevidamente; alimentos sem identificação; carnes temperadas no local; carnes indevidamente cortadas para estrogonofe; e carnes armazenadas em depósitos e expostas.

Saber a procedência dos produtos que são consumidos evita danos à saúde. A carne merece atenção especial. É importante observar se o produto foi inspecionado e se traz a garantia de qualidade. Além de intoxicações alimentares, ingerir o alimento não fiscalizado pode ser a porta de entrada para doenças transmitidas dos animais aos homens, as chamadas zoonoses.

O CRMV-RJ recomenda que os consumidores comprem somente carnes que contenham selo de inspeção do Serviço de Inspeção Federal (SIF), dos municípios (SIM) ou Estados (SIE), que garantem que o item foi fiscalizado por um médico-veterinário, e armazenadas de forma adequadas.

A campanha do CRMV-RJ “Alimento seguro, só com inspeção de médicos-veterinários” vem para alertar sobre os riscos de consumir alimentos sem a inspeção sanitária de médicos-veterinários e a importância desses profissionais na cadeia alimentar.

Rolar para cima