Mais um caso de Raiva animal confirmado no Rio de Janeiro

O Centro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal Geraldo Manhães Carneiro (CEPGM) da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio) recebeu uma amostra de um bovino com histórico de síndrome neurológica, originário do município de São Gonçalo, no último dia 14 de março. O diagnóstico para Raiva foi positivo, confirmando mais um caso preocupante da doença no estado do Rio de Janeiro.

O bovino, aproximadamente com três anos de idade, foi encontrado em São Gonçalo e submetido ao teste de imunofluorescência, que revelou a presença do vírus da Raiva. A médica-veterinária Leda Maria Silva Kimura (CRMV-RJ -2195), que é chefe do CEPGM, responsável pela área de Virologia na Pesagro-Rio, alerta para a gravidade da situação.

“A Raiva é considerada uma das zoonoses mais importantes, devido ao seu desenlace geralmente fatal. A Pesagro-Rio, através de seu CEPGM, conta com o único laboratório do estado do Rio de Janeiro credenciado atualmente para realização dos exames de Raiva dos herbívoros. Anualmente 40% das amostras de herbívoros que enviadas para o nosso laboratório com sinais de síndrome neurológica são positivas para a Raiva”, destacou.

Ela ainda explicou que a detecção da circulação da variante 3 (variante do morcego) em áreas urbanas, como foi o caso do bovino, apresenta o risco e a possibilidade de que cães e gatos sejam infectados por esta variante através de morcegos. É válido lembrar que em 2021, um caso de Raiva foi diagnosticado em um cão em Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, causado pela variante 3 do vírus.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) ressalta a importância da continuidade da vacinação contra a Raiva em todas as espécies, incluindo cães, gatos e herbívoros, essencial para prevenir a disseminação da doença.