CRMV-RJ faz cooperação técnica com Secretaria Estadual de Saúde (SES) para prevenir dengue

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) está unindo esforços com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para enfrentar o desafio da dengue. Durante uma reunião realizada recentemente, membros da SES solicitaram apoio do CRMV-RJ para divulgar formas eficazes de prevenção contra a dengue, uma doença que continua a representar uma preocupação de saúde pública.

O Conselho destaca que é essencial que todos estejam engajados na prevenção da dengue, e os médicos-veterinários desempenham um importante papel nessa luta, disseminando informações importantes sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Confira algumas dicas simples podem fazer a diferença:

1. Elimine recipientes que possam acumular água: Vasos de plantas, pneus velhos, garrafas vazias e qualquer outro objeto que possa acumular água devem ser removidos ou mantidos sempre secos.
  2. Mantenha caixas d’água fechadas e limpas: As caixas d’água devem ser vedadas corretamente para evitar a entrada de mosquitos e devem ser limpas regularmente para eliminar larvas.
  3. Utilize telas de proteção em janelas e portas: Isso ajuda a evitar a entrada de mosquitos dentro de casa.
  4. Use repelentes e inseticidas: Principalmente durante o amanhecer e o entardecer, períodos de maior atividade do mosquito.

Durante a reunião, ficou acordado que os fiscais do CRMV-RJ visitarão as clínicas veterinárias para distribuir informativos sobre a prevenção da dengue. Esses informativos contêm sugestões práticas que podem ser implementadas pelos profissionais e pelos proprietários de animais. Além disso, serão disponibilizados materiais para serem baixados, impressos e afixados nas clínicas, com informações sobre como cada estabelecimento pode fazer sua parte na prevenção.

Estiveram presentes na reunião representantes a SES, incluindo Lucas Keidel, médico-veterinário da SES; Patricia Meneguete, coordenadora da Vigilância Ambiental; Heloiza Morelli, assessora da Subsecretaria de Promoção da Saúde Atenção Primária e Vigilância de Saúde (SUBVAPS); e Mario Sérgio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SUBVAPS).

A parceria entre o CRMV-RJ e a SES fortalece os esforços para combater a dengue e proteger a saúde da população e dos animais. Juntos, podemos fazer a diferença na prevenção dessa doença.

O médico-veterinário é capacitado para planejar e executar medidas de prevenção e controle de enfermidades, como por exemplo, as arboviroses, que incluem o vírus da febre amarela, dengue, zika e chikungunya. Por ser um profissional da saúde única, ele possui know-how nas áreas de epidemiologia e saneamento ambiental. Desta forma, o médico-veterinário está apto a desenvolver ações multidisciplinares. Medicina Veterinária, uma profissão que vai além.