CRMV-RJ realiza ação fiscalizatória em ONG de Barra do Piraí e identifica irregularidades

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou recentemente uma ação fiscalizatória em uma organização não governamental (ONG), localizada em Barra do Piraí, que realiza atividade de guarda de animais resgatados e possui um castramóvel para atendimento dos pets ali localizados.

Durante a inspeção, foi identificado que na área de isolamento para animais com doenças infectocontagiosas, como leishmaniose, embora os animais estejam separados por alas nos canis, o local não atende às normas de segurança estabelecidas pela Vigilância Sanitária, que exige o uso de telas para evitar a disseminação de doenças. A Vigilância Sanitária já realizou a inspeção e exigiu a instalação das telas de isolamento, uma medida essencial para prevenir a propagação de possíveis enfermidades entre os animais abrigados.

No local, ainda foi identificada a presença de um castramóvel, utilizado para a realização de procedimentos cirúrgicos em animais do abrigo. No entanto, as atividades cirúrgicas encontram-se suspensas devido à falta de medicamentos, resultando na utilização do veículo apenas como ambulatório para os animais da associação.

Tanto o abrigo quanto o castramóvel não possuem um médico-veterinário como responsável técnico, uma exigência fundamental para garantir a qualidade e segurança nos procedimentos realizados.

A Associação/ONG está ciente das exigências e já foi notificada pelo CRMV-RJ para tomar as medidas necessárias a fim de regularizar a situação. O Conselho permanece à disposição para colaborar e orientar, reiterando seu compromisso com a promoção de padrões elevados de cuidado e ética na medicina veterinária.