CRMV-RJ alinha parceria e ações estratégicas com o CRP-RJ para 2024

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) reforça seu compromisso com a saúde mental dos médicos-veterinários e zootecnistas, estabelecendo parcerias significativas para promover o bem-estar desses profissionais. Em uma iniciativa para o ano de 2024, o CRMV-RJ uniu forças com o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), visando coordenar ações estratégicas em prol da saúde emocional e psicológica desses profissionais.

A motivação surgiu após reunião entre o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, e a presidente do CRP-RJ, Céu Cavalcanti. O encontro foi de extrema importância para definir os detalhes e diretrizes dessa colaboração fundamental para o bem-estar dos profissionais da área.

Diante das demandas e desafios enfrentados por médicos-veterinários e zootecnistas, aspectos sensíveis como a eutanásia, a síndrome de burnout, o processo de lidar com a morte de pacientes, problemas financeiros, culpabilização durante as férias, estratégias para enfrentar a concorrência e a prevenção ao suicídio emergem como questões cruciais. O reconhecimento dessas dificuldades é o primeiro passo para buscar soluções e oferecer suporte apropriado aos profissionais.

Inclusive, nesta quarta-feira (29), o Ministério da Saúde incluiu à lista de doenças relacionadas ao trabalho 165 novas patologias, entre elas ansiedade, depressão, burnout, leucemias e Covid-19. A lista não era atualizada havia 24 anos.

Sobre a importância dessa reunião para o alinhamento da parceria, Diogo Alves destacou: “Estamos cientes dos desafios enfrentados pelos médicos-veterinários e zootecnistas, e reconhecemos a importância de oferecer suporte não apenas em termos técnicos, mas também no cuidado com a saúde mental. Essa parceria com o CRP-RJ é um passo crucial para fortalecer essa rede de apoio e promover um ambiente mais saudável e sustentável para nossa categoria.”

O CRMV-RJ continuará a promover ações estratégicas ao longo do próximo ano, priorizando o bem-estar emocional e psicológico dos profissionais, reforçando seu compromisso com a qualidade de vida e o cuidado integral dos médicos-veterinários e zootecnistas do estado do Rio de Janeiro.

Sejam bem-vindos ao novo CRMV-RJ, sempre pensando em vocês, médicos-veterinários e zootecnistas.