Vai adquirir um pet no canil ou gatil? Verifique o registro do estabelecimento no CRMV-RJ

A quantidade de pessoas no Brasil em busca de um animal de estimação para se juntar à família está constantemente aumentando. Conforme revelado pela Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46,1% dos lares possuem pelo menos um cachorro, enquanto os gatos estão presentes em 19,3% dos lares. No total, cães e gatos são encontrados em cerca de 47,9 milhões de residências no Brasil, sendo que os cães estão presentes em aproximadamente 33,8 milhões delas.

Nessa busca, muitas pessoas optam por adquirir um pet nos canis e gatis. Mas você sabe o que observar na hora de escolher um estabelecimento de qualidade, que se preocupem com as condições físicas, mentais e ambientais do animais, e fugir do clandestino?

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) alerta que é importante observar se o canil ou gatil é registrado no CRMV do estado em que ele está localizado (Resolução CFMV Nº 1177/2017) e se possui um médico-veterinário como responsável técnico. Outra dica é conferir se os alvarás de funcionamento estão em dia.

O conselho ainda recomenda que as tratativa não sejam realizadas única e exclusivamente pela internet ou telefone. Do contrário, faça visitas in-loco e observe o ambiente onde as matrizes, os reprodutores e os filhores ficam e como são tratados. Exija também o histórico de manejo do filhote, como vermifugação e vacina assinado e carimbado pelo médico-veterinário, além da alimentação administrada, bem como dos pais, e um atestado assinado por um médico-veterinário garantindo a plena saúde do pet.

Fuja de preços atrativos, informando-se sobre a média de custo da raça escolhida para se basear e fazer a melhor escolha. Fique atento, também, em relação a canis e gatis que oferecem uma grande diversidade de raças para compra.

Documentação necessária

O advogado e presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais-OAB/RJ, Reynaldo Velloso (OAB-RJ 126426), explicou que o ideal é a adoção de animais e não a compra, visto que canis e gatis possuem diversos animais castrados, vacinados e vermifugados. Mas caso a pessoa queira prosseguir com a compra, é necessário exigir um laudo médico determinando a saúde do animal naquele momento, para verificar doenças pré-existentes.

“Se você adquire um animal de um canil ou gatil e esse animal depois apresenta problema de saúde, é preciso verificar se o problema de saúde ocorreu depois que animal estava em posse do responsável, ou se ele já estava com esse problema de saúde. Esse diagnóstico é feito através de um laudo de um médico-veterinário”, explicou.