Patologistas veterinários: defendendo a saúde animal, humana e ambiental

Neste dia 15 de junho é comemorado o Dia do Patologista Veterinário. Na data, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) destaca a importância do trabalho desses profissionais para o bem-estar de animais, seres humanos e meio ambiente.

Os médicos-veterinários patologistas são especializados no diagnóstico de doenças de animais domésticos e silvestres, por meio do exame dos tecidos e fluidos do corpo. Fazem o diagnóstico de enfermidades em animais produtores de alimentos e inferem se há risco para os humanos durante o manuseio ou consumo.

Entre os exames realizados pelo médico-veterinário patologista são: citopatologia, histopatologia, necropsia ou exame post mortem, imuno-histoquímica, enzimo-histoquímica, avaliação ultraestrutural por microscopia eletrônica, avaliação de moléculas por patologia molecular, entre outros.

A médica-veterinária e especialista em patologia veterinária, dra. Juliana da Silva Leite (CRMV-RJ 7681), explicou que o médico-veterinário patologista é o profissional que examina as células e tecidos dos animais domésticos e selvagens, macroscópica e microscopicamente.

“Esse profissional é o responsável pelos diagnósticos de câncer e pela condução do diagnóstico em casos de surtos de doenças infecciosas, doenças emergentes, além de avaliar os efeitos de agentes tóxicos. Sendo assim, é um profissional fundamental para a saúde única onde as inter-relações homem, animal e ambiente são avaliadas e tratadas para a promoção da saúde”, disse.

Juliana da Silva Leite (CRMV-RJ 7681)

Juliana é coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu Residência em Anatomia Patológica Veterinária; Professora Associada do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária; Especialista em Patologia Veterinária; e leciona as disciplinas de Patologia geral, Anatomia Patológica Veterinária I e II na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Rolar para cima