Emergência zoosanitária no Brasil é decretada pelo Mapa

O Ministério da Agricultura declarou estado de emergência zoossanitária no país por 180 dias, devido aos casos registrados de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres. A norma também prorroga, por tempo indeterminado, a portaria 572, de 29 de março de 2023, que proíbe a realização de eventos com aglomeração de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas.

Vale lembrar que casos de gripe aviária em aves silvestres não alteram o status brasileiro de livre da enfermidade na Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O CRMV-RJ apoia a realização de estudos sobre a vacinação contra a gripe aviária, em linha com os pontos defendidos pelos conselhos internacionais do
setor, como o International Poultry Council (IPC) e o International Egg Council (IEC).

O Conselho reforça, ainda, a convocação feita a todos os produtores da avicultura do Brasil para a manutenção da biosseguridade dos plantéis, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Governo e as agroindústrias.