Major Jacqueline Roberta Soares Salgado recebe homenagem da ONU durante convenção em Genebra

A Major médica-veterinária Jacqueline Roberta Soares Salgado (CRMV-RJ 5333), que é presidente da Comissão Estadual de Biotecnologia e Biossegurança do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), foi homenageada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Convenção para a Proibição das Armas Biológicas e Toxínicas (CPAB), realizado período de 26 de novembro a 16 de dezembro do corrente ano, nas Nações Unidas em Genebra – Suíça.

Durante a reunião, a CPAB comemorou seus 50 anos de existência homenageando as mulheres que trabalham em prol da implementação da convenção em seus países, como internacionalmente. A Major e foi uma das homenageadas pela ONU no evento que ocorreu na abertura da Reunião – “ Women Making the World Safe from Biological and Toxin Weapons: 50 Years of the BWC”.

A profissional integrou a comitiva do Ministério da Defesa e representou o Instituto de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN) na Reunião de Estados Partes (MSP) da CPAB. Participaram do evento cento e trinta e sete delegações de Estados Partes com os objetivos, entre outros, de discutir, promover um entendimento comum sobre o tema, fortalecer a CPAB e buscar o acompanhamento científico e tecnológico relevantes para essa Convenção, a fim de melhor responder aos desafios atuais, como os enfrentados durante a pandemia em prol do desarmamento.

O Brasil esteve representado pelo Embaixador Flávio S. Damico, Ministra Barbara Belkior de Souza e Silva, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, Brigadeiro Médico Ana Paola Brasil Madeiros e por membros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Ministério da Defesa (MD).

Rolar para cima