Em ação conjunta, CRMV-RJ e Vigilância Sanitária flagram irregularidades em clínica veterinária de São Gonçalo

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), em conjunto com a Vigilância Sanitária de São Gonçalo, realizou blitz em diversos estabelecimentos médicos veterinários após definição da parceria entre os dois órgãos para intensificar as fiscalizações em clínicas, hospitais veterinários e pet shops.

Durante uma das inspeções técnicas em um dos estabelecimentos, localizado em Alcântara, foram constatadas irregularidades que resultaram em termos de intimação com prazos de 7 e 30 dias para cumprimento das exigências.

O estabelecimento continha mesa de atendimento com mau estado de conservação, facilitando a possibilidade de acidentes de trabalho e contaminação por tétano. Ainda foram encontradas paredes com mofos, vazamentos e, de uma maneira geral, péssimas condições de asseio.

A Vigilância Sanitária aplicou um auto de infração pelo uso de medicamentos vencidos.

“Na inspeção técnica, foram encontrados medicamentos vencidos. Todos foram descartados pela equipe da Vigilância Sanitária. Os responsáveis também receberam orientações para a regularização de funcionamento junto à Vigilância Sanitária, já que a unidade tem alvará de funcionamento que não corresponde ao CNPJ da clínica, explicou o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Sá Lima.

As ações, que também acontecerão no período noturno em locais que funcionam 24h, têm o objetivo de reprimir a prática da atividade ilegal de medicina veterinária, o funcionamento dos estabelecimentos clandestinos e os legais irregulares. As clínicas clandestinas e que não estiverem cumprindo as legislações sanitárias serão multadas e interditadas conforme a gravidade da situação encontrada pelos fiscais.

O CRMV-RJ reitera que a autarquia e a Vigilância Sanitária estão unidas na missão de garantir que os estabelecimentos da região cumpram os regulamentos e normas sanitárias vigentes, para que assim possam oferecer serviços de qualidade à população, garantindo o bem-estar animal e em respeito ao bom nome da Medicina Veterinária e de seus profissionais.

O Conselho não irá medir esforços para zelar pelo bom nome dos quase 20 mil profissionais médicos-veterinários em detrimento daqueles que, infelizmente, mancham a profissão.