CRMV-RJ e Vigilância Sanitária de São Gonçalo alinham parceria para fiscalização em estabelecimentos médico-veterinários clandentinos e irregulares

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de São Gonçalo, articulou a elaboração de um plano estratégico para intensificar as ações fiscalizatórias no município, inclusive com blitz noturnas, visando a diminuição dos riscos à saúde pública.

A coordenadora de fiscalização do CRMV-RJ, Marcella Esdras, esteve presente no Departamento de Vigilância Sanitária para alinhar o plano com o diretor do departamento Marcelo Sá Lima. Os principais objetivos são: reprimir a clandestinidade de estabelecimentos médicos veterinários que atuam de forma irregular; clínicas e hospitais que funcionam 24h sem sem a supervisão de um médico-veterinário em plantões noturnos; estudantes, sem contrato de estágio, atendendo e fazendo cirurgias e atendimentos hospitalares; clínicas 24h que não oferecem os serviços determinados pela resolução 1275/2019; pet shops sem registro no CRMV-RJ e sem RT; medicação controlada, sem o livro de registro na Secretaria Estadual de Saúde; e interditar estabelecimentos sem a mínima condição de funcionar.

“Essa parceria entre o CRMV-RJ e a Vigilância Sanitária do município é importante para elaborarmos ações em conjunto para coibir essas práticas ilegais de clínicas clandestinas que estão lotadas em São Gonçalo. São várias denúncias que a gente recebe diariamente”, declarou Marcelo.

O CRMV-RJ reitera que a autarquia e a Vigilância Sanitária estão unidas na missão de garantir que os estabelecimentos da região cumpram os regulamentos e normas sanitárias vigentes, para que assim possam oferecer serviços de qualidade à população, garantindo o bem-estar animal e em respeito ao bom nome da Medicina Veterinária e de seus profissionais.

Rolar para cima