Em tempos de Copa do Mundo, CRMV-RJ dá “cartão vermelho” e impede mutirão de castração clandestino em Maricá

Em um relevante trabalho de inteligência desta instituição e articulação com a Prefeitura de Maricá, o Departamento de Fiscalização do CRMV-RJ, a Coordenadoria de Proteção Animal e a Vigilância Sanitária municipal desmantelaram diversas castrações que ocorreriam em local clandestino, com pessoas inabilitadas e profissionais sem o mínimo de ética por permitir ações em espaços inapropriados.

O CRMV-RJ esclarece que, após levantamento de informações, constatou que pessoas terceirizam a castração e organizam mutirão clandestinos sem aval do Conselho. Nessas situações, cidadãos supostamente ligados a ONG’s cobram lamentáveis R$ 59,90 para a realização de ovariosalpingohisterectomias e orquiectomias caninas e felinas. Estas “ONG’s” conseguem reunir cerca de 50 animais por dia para serem operados, repassando apenas R$ 500 ao profissional envolvido para que opere esse grande número de cães e gatos.

O profissional envolvido, além de não se valorizar, coloca em risco a saúde pública pois muitas das vezes há um reaproveitamento de material cirúrgico, havendo contaminação cruzada. Lamentamos que profissionais estejam envolvidos em situações vexatórias como estas.

O CRMV-RJ ressalta que não medirá esforços para que o bom nome da profissão não seja manchado em respeito aos quase 19 mil jurisdicionados vinculados a esta autarquia.

Os profissionais envolvidos serão convocados para maiores esclarecimentos.

Pedimos que a sociedade e os colegas continuem denunciando ao CRMV-RJ para que situações como estas não voltem a ocorrer. É inadmissível que profissionais da área da saúde estejam mancomunados com este tipo de ação.

O ato médico veterinário não tem preço, ele tem valor. Querem um “conselho”? Valorizem-se.