Em noite festiva, CRMV-RJ homenageia médicos-veterinários de destaque no ano de 2022 com páreos no Jockey Club Brasileiro

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) realizou a entrega do tradicional Prêmio Páreo Médico Veterinário, no Jockey Club Brasileiro. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (21), na Tribuna de Honra do Hipódromo da Gávea.

O evento fez parte da celebração pelo Dia do Médico Veterinário, comemorado em 9 de setembro. Na data, o CRMV-RJ respeitou as restrições da legislação referente ao período eleitoral do país, sem vincular eventos de homenagens institucionais. Agora, mais uma vez, o CRMV-RJ reafirma o reconhecimento aos profissionais.

Prêmio páreo médico veterinário

Entre os homenageados do Prêmio Páreo Médico-Veterinário estavam os(as) médicos(as)-veterinários(as) Aline Moreira de Souza (CRMV-RJ 5772), André Luiz Rodrigues Roque (CRMV-RJ 7142), Andrea Rodrigues d’Almeida Barboza (CRMV-RJ 4074), Barbara Michalski (CRMV-RJ 10115), Raphael Brito Mendonça (CRMV-RJ 6235), Fernando Elisio Amaral Torres (CRMV-RJ 4457), Carla Santos (CRMV-RJ 8987), Leonardo Waldstein (CRMV-RJ 7164), Aline Mineiro Costa (CRMV-RJ 6255), e a Exposição Agropecuária de Cordeiro pelo seu centenário.

Na cerimônia de entrega das placas, o presidente do CRMV-RJ, Romulo Spinelli, falou sobre a importância das homenagens para o desenvolvimento e valorização da Medicina Veterinária. Também participaram da entrega dos prêmios o vice-presidente Diogo Alves, o secretário geral Paulo César Amaral Ribeiro da Silva (que também foi orador na cerimônia), e os conselheiros Carlos Alberto Magioli e Marcia Andrea de Oliveira Souza.

Representando a Exposição Agropecuária de Cordeiro pelo seu centenário, estiveram presentes o prefeito de Cordeiro, Leonan Lopes Melhorance; Secretário de Agricultura, Anisio Coelho Costa; e chefe de gabinete, Gilberto Salomão Filho.

“Agradecemos pela escolha do CRMV-RJ da Exposição Agropecuária de Cordeiro para homenagem. Gostaria de dizer que o parque é de todos nós do Estado do Rio de Janeiro com exposições de referência. Desde que assumi, junto com Secretário de Agricultura, buscamos parcerias para que a gente possa resgatar a exposição agropecuária. Enquanto prefeito, essa tem sido a dedicação em resgatar essa exposição, então fica aqui o meu convite a todos vocês que participem, que visitem. Em todas as andanças, Minas tem Uberaba, São Paulo um pouco diferente tem a exposição de Barretos, e o estado do Rio de Janeiro tem a exposição de Cordeiro a qual vocês, médicos-veterinários, são os principais propulsores e expositores dessa grande exposição que nos próximos 100 anos a gente quer que sejam de muita glória, de muitas realizações para o agronegócio brasileiro e, com certeza, a cidade de Cordeiro estará presente nessa história ao longo do próximo centenário com todos vocês participando. É uma honra estar aqui representando a cidade de Cordeiro como prefeito nesse momento”, declarou o prefeito, enquanto recebia a premiação.

Confira os depoimentos dos homenageados:

Barbara Michalski é graduada em Medicina Veterinária pela Unigranrio (2008); cursou Vendas Consultivas na Business School, em São Paulo; Desenvolvimento Pessoal com Italo Marsili; e Coach de Liderança com Dulce Gabiate, no Rio de Janeiro. Atuou como Promotora na empresa Mouragro (2009 a 2013), e iniciou na Virbac Brasil como promotora, por 1 ano, quando assumiu a Coordenadoria Técnica Comercial, de 2015 a 2017. Atualmente é Gerente Regional no RJ, Zona da Mata e ES da Virbac Brasil.

“Me sinto muito lisonjeada, reconhecida, agradecida pelo CRMV-RJ. Poucos são os Conselhos que reconhecem os profissionais dessa forma. Vejo muita importância para os futuros colegas como forma de incentivo para que desempenhem e caminhem de forma brilhante na profissão”.


Carla Santos é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2007); pós-graduada em Cirurgia de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (2015); mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ – 2019); e doutoranda em Medicina Veterinária pela mesma instituição. Atualmente é professora de Clínica Médica e Semiologia de Cães e Gatos (UNINASSAU-RJ) e de pós-graduação em Medicina Felina. É autora de capítulo de livro sobre Urologia Felina; foi membro da diretoria da ABFeL, atualmente membro associada da ABFeL e do CBNUV; e atua na Baixada Fluminense na rotina clínica e cirúrgica de gatos desde 2007.

“Para mim foi uma grande surpresa, mas ao mesmo tempo eu fico muito feliz em ter esse reconhecimento. Eu acho que em alguns momentos da vida a gente acaba colhendo tudo que planta e como médica-veterinária eu sei que é muito difícil, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, pois vejo o que a gente passa para ter um reconhecimento. Chegar aqui hoje e receber esse prêmio significa que eu consegui esse reconhecimento, mas ao mesmo tempo meu trabalho não parou. Hoje me considero formadora de opinião dentro da área que eu atuo e eu fico muito preocupada com isso pois eu tenho vontade de ajudar meus colegas a serem reconhecidos assim como eu sou também. Então eu fico muito feliz!”.


Leonardo Waldstein é médico-veterinário anestesiologista graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Plínio Leite (2003); pós-graduado em Cirurgia e anestesia de pequenos animais pela Universidade de Santo Amaro/SP; pós-graduado em Anestesiologia Veterinária pela Turma I da PAV-RJ; pós-graduado em Anestesia Regional pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Ranvier/SP; mestre em Ciência Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); professor dos cursos de pós-graduação em Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais, Cirurgia, Medicina de Felinos e Anestesiologia da Faculdade Qualittas, todas na área da Anestesiologia; e professor do curso de pós-graduação em Anestesiologia Veterinaria do Instituto de Ensino e Pesquisa Ranvier/SP.


Aline Mineiro é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2001); mestre em produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf – 2008); especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (2010); atua desde 2002 como médica-veterinária na Prefeitura Municipal de São João da Barra; e na área de Defesa Agropecuária, na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, dede 2006.

“Hoje eu estou muito lisonjeada de estar sendo homenageada pelo CRMV-RJ, afinal de contas é o órgão que rege a Medicina Veterinária. Se eu estou sendo indicada pelo Conselho para ser homenageada é porque estou seguindo o caminho certo. A gente vê que valeu todo esforço que eu tive até agora. Estou recebendo essa homenagem não só pelos meus esforços, mas também pelo apoio da minha família, do meu marido, do meu filho e dos meus pais. Gostaria muito de agradecer ao Conselho por essa homenagem”.


Aline Moreira é graduada na UFF; possui mestrado (2002) e doutorado (2009) em Medicina Veterinária na UFF na área de Cirurgia e Clínica Veterinária, com tese em Patologia Clínica Veterinária. É médica-veterinária e professora associada III do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, onde leciona as disciplinas de Patologia Clínica Veterinária I e II desde 2009, além de disciplinas optativas e de pós-graduação. Desde 2012 é responsável pelo Laboratório Clínico Veterinário do Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Mársico Filho (LABHUVET). É orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) da UFF, e atua na extensão universitária, coordenando os projetos Laboratório Aberto, Saúde Única no PARNIT e Apoio diagnóstico aos animais errantes.

“Eu estou muito emocionada por essa homenagem. É algo que eu nem nunca sonhei realmente. Meu grande sonho sempre foi sem médica-veterinária, estou há 23 anos formada, minha formação foi toda na UFF e hoje dou aula na UFF. Eu faço tudo com muito amor, com muita dedicação, e cada exame, cada paciente, cada aula que dou, cada aluno que eu tenho eu jogo muito meu amor ali, e eu queria só realmente agradecer ao CRMV-RJ pela indicação. É muito importante ter o trabalho reconhecido, então realmente é muito especial. Queria agradecer a minha família, meu marido, minhas filhas, minha mãe, meus alunos, que sempre me incentivam a dar o meu melhor”.


Andre Luiz Rodrigues Roque é graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2002; realizou iniciação científica na área de tripanosomatídeos de mamíferos silvestres; mestre em 2005 e doutor em 2009 na Pós-Graduação em Biologia Parasitária da Fundação Oswaldo Cruz. É servidor da Fiocruz desde 2014, onde é chefe substituto do Laboratório de Biologia de Tripanosomatídeos e coordenador do Laboratório de Referência Nacional em Taxonomia e Diagnóstico de Reservatórios Silvestres das Leishmanioses e doença de Chagas. Coordenou a Rede de Laboratórios de Referência em Leishmanioses da Fiocruz de 2013 a 2015, o Programa de Estágios do IOC de 2014 a 2016, e o Programa de Pesquisa Translacional em doença de Chagas de 2019 a 2022. Atualmente Coordena o Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Biologia Parasitária, com 3 ciclos consecutivos de nota máxima na CAPES. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, bolsista de produtividade do CNPq e em 2013 recebeu uma Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro por sua trajetória acadêmica.

“Primeiro quero agradecer o reconhecimento, me senti muito honrado com a indicação. Eu trabalho como veterinário diretamente na parte acadêmica, na parte de pesquisa, então para mim é uma grande honra receber uma honraria dessa. Ser lembrado no CRMV-RJ numa cerimônia como essas, que a gente sabe que é bastante restrita, é um ânimo para continuar buscando representar a Medicina Veterinária na parte acadêmica e de pesquisa”.


Fernando Elisio Amaral Torres é graduado pela UFRRJ (1993); mestrado na área de clínica médica pela UFRRJ em 2001; possui pós-graduação em cirurgia de tecidos moles pela Anclivepa São Paulo; e pós-graduação em odontologia veterinária pela FAMESP- SP. É professor de patologia cirúrgica de pequenos animais da Universidade Estácio de Sá – Vargem Pequena desde 2008; professor do curso de pós-graduação em Cirurgia de pequenos animais do CDMV; responsável técnico pela Policlínica Veterinária Escola da Universidade Estácio de Sá – Vargem pequena; e atualmente é clínico cirurgião das clínicas veterinárias Jardim Guanabara e IEMEV.

“É sempre um orgulho muito grande, a gente se sente muito feliz com isso. Depois de 30 anos de formado você receber um prêmio como esse vindo do CRMV-RJ é renovador, dá um ‘up’ para a gente profissionalmente. Trabalho na clínica por muitos anos e hoje como professor, então é muito importante mostrar para os alunos o quanto a Medicina Veterinária te parabeniza pelo seu trabalho, te valoriza, é bom para que eles vejam que a profissão da gente é muito valorizada e que realmente o Conselho te dá esse reconhecimento. Me sinto muito feliz, fiquei muito satisfeito com a homenagem. São mais de 19 mil médicos-veterinários no Rio de Janeiro e estar entre os 10 esse ano me deixa muito feliz.”


Raphael Brito Mendonça é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense no ano de 2001. Colaborou no desenvolvimento do setor de radiologia da SUIPA e trabalhou em todos os setores de clínica e cirurgia, ao longo de oito anos, associadamente gerenciou consultório próprio. Após alguns anos evoluiu para Clínica própria, que se tornou referência na região. Hoje, a estrutura se expandiu e conta com 24 colaboradores que, nas palavras do Dr. Raphael “contribuem para uma Medicina Veterinária sólida e ética”.

“Me senti lisonjeado e honrado com a homenagem. Essa gestão do dr. Romulo também valoriza o médico-veterinário clínico, que antes não era tão valorizado. Que sejam feitos outros eventos como esse que valoriza a Medicina Veterinária como um todo.”


Andrea Rodrigues d’Almeida Barboza é médica-veterinária graduada pela UFRRJ em 1990; possui pós-graduação em Clínica Médica Avançada de Pequenos Animais pela Universidade Estácio de Sá (2009) e em Etologia Clínica pelo Instituto Quallittas (2018); realizou cursos em Docência em Bem-Estar Animal pela World Animal Protection Brasil (2005), em Tanatologia: estudos sobre a morte na PUC-Rio (2016) e em Aconselhamento em Luto pelo Instituto Entrelaços (2018). Atualmente é professora nos cursos de graduação de Medicina Veterinária (Uninassau-Univeritas), pós-graduação em Clinica de Cães e Gatos (CDMV), atualização em Clinica de Cães e Gatos (CDMV), e auxiliar veterinário (CDMV). É idealizadora e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Tanatologia na Medicina Veterinária para alunos de Medicina Veterinária da Uninassau_Univeritas. é membro fundadora do Tanatovet (grupo de estudo e trabalho relacionados à tanatologia na Medicina Veterinária); sócia fundadora da EkôaVet, Associação Brasileira em prol da Saúde Mental na Medicina Veterinária; e co-criadora do Patas na Mesa, uma ferramenta facilitadora na comunicação sobre cuidados de fim de vida de pets.

“A gente se sente reconhecido, mostra que a gente está no caminho certo e que todo esforço que a gente faz está sendo reconhecido pela sociedade. Esse trabalho que faço com os alunos falando sobre morte, sobre luto, trazendo essa questão para dentro da graduação, que é algo que não é muito falado, a gente não é tão preparado para lidar com essas questões; e o desenvolvimento da ferramenta que é o Patas na Mesa para promoção da comunicação entre os tutores e os médicos-veterinários, facilitando essa conversa sobre os cuidados fins dos animais que se tornaram membros da família… Então isso tudo traz uma alegria porque mostra que o que a gente está fazendo é importante e dá força para a gente seguir em frente.”

Rolar para cima