“II Edição Cannabis Day” promovida pelo CRMV-RJ reúne dezenas de pessoas em Cabo Frio

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) promoveu a II edição Cannabis Day, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, nesta terça-feira (29). O evento, que faz parte da programação de Vet Meeting, visa uma prescrição segura e amparada pela legislação para os médicos-veterinários após a sua regulamentação oficial.

Dezenas de médicos-veterinários presentes puderam se atualizar com nove profissionais: Lauro Pontes (CRP-RJ 26654/05); Magda Medeiros (CRMV-RJ 4996); Ana Célia D’Avila Diniz Lahud; Daniel Brancolli (CRMV-RJ 11.571); advogada Marcela Sanches (OAB/RJ 219.613); Fernanda Calmon (CRMV-RJ 7215); Talita Nader (CRMV-SP 17765); Gabriel Cabrerizo (CRMV-SP 53178); e Fabiana Augusto Pereira (CRMV-SP 28149).

O vice-presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, deu abertura ao evento e agradeceu a união entre o CRMV-RJ e o CRMV-SPc que só faz aumentar ainda a importância do evento, conferindo-lhe mais credibilidade.

“O intuito deste evento é sensibilizar as entidades regulatórias da imediata regulamentação da prescrição segura dos cannabinoides. Hoje não temos nenhuma segurança jurídica quanto ao uso e prescrição nos animais. Em virtude da ausência de legislação que ampare a prescrição dos produtos à base de Cannabis, o CRMV-RJ realizou o II Cannabis Day, para que as autoridades competentes não sejam míopes para um assunto tão iminente e necessário. Em breve teremos o III Cannabis Day na Região Serrana”, declarou Alves.

Além da palestra, outros profissionais médicos-veterinários presentes participaram do Curso de Responsabilidade Técnica Sob o Aspecto Jurídico, ministrado pelo superintendente executivo e jurídico, André Siqueira. Este curso é obrigatório para médicos-veterinários e zootecnistas que desejam atuar como RT, e é oferecido, de forma presencial e gratuita, pelo CRMV-RJ.

Para a realização do Vet Meeting, o CRMV-RJ contou com o apoio das empresas parceiras Virbac, PremierPet, Cannabis Medicinal Anclivepa-SP, Live.Vet Laboratório de Análises Clínicas, Citavet, e Anclivepa-SP, que distribuiram brindes aos participantes do evento, realizaram sorteios (entre eles de um congresso internacional a ser realizado em 2024) e ofereceram um delicioso coffee break.

A médica-veterinária Jeniffer Queiroz (CRMV-RJ 16.381), mora em Macaé e seguiu para Cabo Frio para participar do evento.

“Atuo na área de clínica de pequenos animais, já tinha feito um curso com sobre o uso de cannabis na Medicina Veterinária e quando vi esse evento reconheci a oportunidade. Acho extremamente interessante abordar esse tema e deveria fazer parte de todo clínico ter esse conhecimento”, declarou Jeniffer.

Larisse Lustosa (CRMV-RJ 16.810), moradora de Guaratiba, no Rio de Janeiro, participou tanto do curso de Responsabilidade Técnica quanto das palestras, no período da tarde.

“Eu gostei do curso porque pretendo partir para a área de RT de indústria ou clínica, para aumentar a minha gama e ter um diferencial. Juntei o útil ao agradável, pois consegui participar tanto do curso quanto das palestras, que foram proveitosas”, informou Lustosa.