Ministério da Saúde emite nota técnica sobre manejo de animais de companhia clinicamente suspeitos ou expostos à infecção pelo Monkeypox Vírus

Nota técnica Monkey Pox

O Ministério da Saúde (MS) divulgou a Nota Técnica nº 96 com as recomendações sobre o manejo de animais de companhia clinicamente suspeitos ou expostos à infecção pelo Monkeypox Vírus. O documento foi enviado às secretarias estaduais de saúde, no dia 6 de setembro, por meio do Ofício Circular nº 194.

A nota foi elaborada após o Ministério receber, em agosto de 2022, a notificação de um cão com lesões sugestivas da doença, com resultado detectável para Monkeypox Vírus, mantendo-se em investigação para verificação da infecção.

Como a transmissão do vírus geralmente ocorre pelo contato com as lesões, fluídos corporais e gotículas respiratórias de pessoas ou animais infectados, os órgãos de saúde do estado e do município recomendaram o isolamento do animal e a desinfecção do ambiente reservado para a quarentena com água sanitária.

As mesmas práticas devem ser adotadas, se outros casos forem identificados em animais. Para informações sobre medicamentos e tratamentos, o indicado é consultar um médico-veterinário.

Confira:

Rolar para cima