CRMV-RJ faz esclarecimento sobre termo “enfermagem veterinária”

As redes sociais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) receberam diversas denúncias acerca de uma pessoa que se auto intitula “enfermeira veterinária”. A mesma faz alusão ao seu ofício em publicidades veiculadas através das redes sociais – com atuação em domicílio no estado do Rio de Janeiro, revelando um grave risco à saúde animal por não ter o conhecimento técnico e legal para atender os animais.

O Conselho informa que, imediatamente, após tomar conhecimento desta contravenção penal, encaminhou denúncia ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por exercício ilegal da profissão.

Cabe ressaltar que não existe a profissão “enfermagem veterinária”. Não há legalidade no exercício profissional de enfermeiros, técnicos ou auxiliares de “Enfermagem Veterinária” no Brasil.

Na divulgação apresentada pela referida “enfermeira veterinária” ainda constam algumas técnicas privativas do médico-veterinário, como por exemplo a fluidoterapia subcutânea. É importante ressaltar que todo e qualquer procedimento deve ser realizado por um profissional qualificado e legalmente habilitado, que está apto para avaliar e indicar a melhor forma de ser realizada. Este profissional é o médico-veterinário.

Além disso, a pessoa pode incorrer no crime de falsidade ideológica, pois se apresenta como graduada em Medicina Veterinária. Visto isso, o CRMV-RJ vem a público informar que não foram encontrados em nossa base de dados registro profissional da mesma.

Agradecemos o apoio e confiança que os profissionais médicos-veterinários depositaram nesta autarquia para encaminhamento da denúncia. Contem sempre com nossa atuação, na esperança da atuação do MPRJ, cumprindo o rigor da Lei neste caso.

CRMV-RJ: Uma classe fortalecida, sociedade protegida.