Março amarelo: Mês Mundial de Prevenção das Doenças Renais

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) apoia a Campanha Março Amarelo, que tem objetivo de esclarecer sobre a importância e tratamentos preventivos de doenças renais em cães e gatos.

A doença só aparece clinicamente em cães e gatos, quando cerca de 75% da função renal já está comprometida. Além disso, ela não escolhe idade, mas ocorre com mais frequência a partir dos 6 anos de vida do animal.

Na maioria dos casos, a doença renal após instalada é progressiva e degenerativa. O tratamento é complexo, não tem cura, mas o problema pode ser controlado e oferece ao portador uma vida quase normal.

Atualmente, diversos fabricantes de alimentos para cães e gatos dispõem de produtos com a finalidade de ajudar no controle da doença, cooperando para a diminuição dos níveis de proteína, fósforo e sal na dieta.

Também existem medicações que podem ser tomadas a longo prazo para o tratamento dos sintomas e suplementos que auxiliam a melhora do seu quadro clínico.

“A melhor forma de prevenção é o incentivo para que os animais de estimação bebam bastante água, em especial os gatos, que não possuem esse costume. É extremamente indicado, associarmos dieta úmida para evitar essa doença. A prevenção também é importante e pode ser feita através de exames de sangue e de imagem. Quanto mais cedo diagnosticada, maiores serão a chances de controle”, alertou a médica-veterinária e conselheira efetiva do CRMV-RJ, Marcia Andrea de Oliveira Souza.

Marcia Andrea de Oliveira Souza é médica-veterinária de pequenos animais e conselheira efetiva do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro.