Itaboraí será a quinta cidade do estado a incluir médicos-veterinários da família na equipe e-Multi

O CRMV-RJ não para na busca pela valorização profissional e pela ampliação da empregabilidade dos médicos-veterinários do estado do Rio de Janeiro.

O município de Itaboraí poderá se tornar a quinta cidade do estado a contar com médicos-veterinários nas equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde (eMulti). A iniciativa é fruto de uma articulação política inédita do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, atendida pelo vereador Paulo Ney, autor do Projeto de Lei nº 2179/2025.

O projeto reforça o papel estratégico do médico-veterinário na prevenção de zoonoses, segurança dos alimentos, vigilância ambiental e manejo populacional ético de animais, especialmente em territórios socialmente vulneráveis. Além disso, destaca como a atuação desses profissionais nas unidades básicas de saúde contribui diretamente para o bem-estar das famílias, considerando o impacto dos animais de estimação na saúde física e mental de seus tutores.

A inclusão do médico-veterinário na Atenção Primária à Saúde segue os princípios da Uma Só Saúde (One Health), que integra as dimensões humana, animal, vegetal e ambiental.

Segundo o parlamentar, a iniciativa representa um passo importante para a consolidação de políticas intersetoriais e para o reconhecimento da Medicina Veterinária como ciência essencial da saúde.

Para o CRMV-RJ, a proposta reforça mais um avanço da atuação política da atual gestão, ampliando a presença de médicos-veterinários no sistema público de saúde e destacando seu papel na prevenção de doenças e promoção da saúde coletiva.

CRMV-RJ: fortalecendo a Medicina Veterinária.

Rolar para cima