
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) reafirma seu compromisso com a inovação e o fortalecimento técnico-científico da profissão ao instituir a Comissão de Ciência em Animais de Laboratório, uma Comissão Temática de Assessoramento da Presidência voltada a um dos campos que mais cresce no Brasil. A criação da comissão fortalece o debate técnico e institucional sobre o uso responsável de animais em atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico.
A nova comissão será presidida pela médica-veterinária Monica Pinto, profissional com ampla experiência acadêmica e atuação consolidada na área de Ciência em Animais de Laboratório, especialmente no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A Ciência de Animais em Laboratório envolve uma abordagem multidisciplinar que exige conhecimento aprofundado dos modelos animais e de suas necessidades etológicas, respeitando as características espécie-específicas. Para atender a essas demandas, é fundamental que os profissionais que realizam, participam, supervisionam procedimentos experimentais ou atuam diretamente no cuidado dos animais de laboratório recebam treinamento adequado, com programas voltados à implementação dos princípios dos 3Rs — Redução, Refinamento e Substituição — e à promoção do bem-estar animal. Essas ações contribuem diretamente para a qualidade, a reprodutibilidade dos experimentos e para benefícios éticos, científicos e econômicos.
A atuação da Comissão de Ciência em Animais de Laboratório abrangerá, ainda, aspectos específicos da gestão de biotérios, destacando as responsabilidades técnicas e as contribuições indispensáveis do médico-veterinário nesse contexto. O trabalho desenvolvido terá como foco o assessoramento da Presidência do CRMV-RJ, a promoção de práticas éticas e eficientes e o fortalecimento do papel do médico-veterinário na garantia da sanidade, do bem-estar animal e da excelência científica.
Integram a Comissão de Ciência em Animais de Laboratório os médicos-veterinários Sylvio Claudio Neto (CRMV-RJ 10009), Jenif Braga de Souza (CRMV-RJ 8089), Juliana de Sá Pereira Oliveira (CRMV-RJ 6899), Renato de Souza Abboud (CRMV-RJ 4259), Desenir Adriano Pedro (CRMV-RJ 16163) e Maria Inês Doria Rossi (CRMV-RJ 2769), compondo um grupo técnico multidisciplinar voltado ao avanço e à qualificação da área no estado do Rio de Janeiro.
Formada em 2000 pela Universidade Estácio de Sá, a médica-veterinária Monica Pinto iniciou sua trajetória acadêmica como monitora de clínica de pequenos animais. Possui pós-graduação em Clínica Médica Avançada de Pequenos Animais e é mestre em Ciência em Animais de Laboratório pela Fiocruz. Atualmente, integra a Comissão de Meio Ambiente do CRMV-RJ e atua na área de Nefrologia de pequenos animais em clínicas particulares. Desde 2016, trabalha no Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), onde atuou no Serviço de Criação de Roedores e Lagomorfos, incluindo a liderança das colônias de coelhos e cobaias, além de exercer atividades no Serviço de Uma Só Saúde.
Desde 2019, Monica Pinto é professora colaboradora nas disciplinas de Manejo de Animais de Laboratório do Mestrado Profissional do ICTB/Fiocruz e na pós-graduação em Métodos Alternativos da mesma instituição. Com a criação da Comissão de Ciência em Animais de Laboratório, o CRMV-RJ consolida sua atuação de vanguarda e reforça o papel estratégico dos médicos-veterinários no desenvolvimento científico, tecnológico e ético do país.
