Atenção! A última etapa de imunização contra a Febre Aftosa acontece até o dia 30 de abril

Embora a suspensão da vacinação contra a Febre Aftosa nos rebanhos do Rio de Janeiro e em outros 16 locais comece em 2 de maio, é fundamental destacar que ainda é necessário imunizar bovinos e bubalinos de todas as idades durante a última etapa de imunização, que acontece até o dia 30 de abril.

o pecuarista que não vacinar o seu rebanho estará sujeito às penalidades previstas na legislação vigente, podendo ser multado e ter a propriedade impedida para trânsito dos seus animais. O registro deverá ser entregue ou enviado em até 5 dias após a imunização para um dos Núcleos ou Postos Municipais de Defesa Agropecuária.

A Febre Aftosa é uma doença animal altamente contagiosa, causada por vírus, que acomete as espécies de animais biungulados, entre outros, os animais de produção: bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos.

É considerada a principal doença animal de impacto econômico, devido às perdas produtivas que acarreta nos rebanhos acometidos, assim como às restrições sanitárias que afeta à comercialização intramunicipal, intermunicipal, interestadual e internacional de animais, seus produtos e subprodutos.

Rolar para cima