Vai reunir os amigos e comer um churrasco no Carnaval? Saiba que o médico-veterinário ‘chegou’ antes nessa festa

Não importa em qual bloco de Carnaval você se encaixe, um churrasco saboroso é imprescindível durante os dias de folia, certo? Além disso, é uma excelente maneira de recarregar as energias da galera para continuar aproveitando a agitação festiva.

No entanto, é fundamental ter a garantia de que os alimentos consumidos, inclusive durante esses eventos, estejam seguros para o consumo, especialmente quando se trata dos de origem animal. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) destaca a importância da inspeção de um médico-veterinário, fundamental para assegurar que as carnes comercializadas e consumidas estejam dentro dos padrões sanitários exigidos.

Saber a procedência dos produtos que são consumidos evita danos à saúde. É importante observar se o produto foi inspecionado e se traz a garantia de qualidade. Além de intoxicações alimentares, consumir alimentos não fiscalizados pode levar à transmissão de doenças dos animais para os humanos, conhecidas como zoonoses.

A presença dos selos de inspeção nos produtos de origem animal garante a qualidade e a procedência dos alimentos. O CRMV-RJ recomenda que os consumidores comprem somente carnes que contenham selo de inspeção do Serviço de Inspeção Federal (SIF), dos municípios (SIM) ou Estados (SIE), que garantem que o item foi fiscalizado por um médico-veterinário, e armazenados de forma adequada.

Lembrem-se: Do campo à mesa, médicos-veterinários são fundamentais em toda a cadeia alimentar.