Médico-veterinário, neste fim de ano, dê férias ao seu cliente

Os tempos atuais nos impele a permanecer constantemente conectados, inclusive de maneira implícita, às redes sociais. Essa sobrecarga, conhecida como e-ansiedade, impacta inclusive a saúde mental de médicos-veterinários, seus funcionários e familiares.

Uma pesquisa conduzida por pesquisadores americanos, envolvendo mais de 400 profissionais de diversos setores e seus familiares, revelou que o monitoramento excessivo de e-mails e mensagens de WhatsApp durante os momentos de folga tem efeitos prejudiciais no bem-estar e nos relacionamentos.

A pesquisa, intitulada “Killing Us Softly” (algo como “nos matando suavemente”, em português), destaca os impactos negativos dessa cultura de resposta imediata, que é especialmente vivida pelos médicos-veterinários. Demandas desgastantes, como ligações de clientes cobrando resultados de exames ou questionando a evolução clínica de pacientes, contribuem para um ambiente de trabalho conflituoso.

É importante reconhecer que profissionais médicos-veterinários sobrecarregados não são sinônimo de produtividade; pelo contrário, estão mais propensos a cometer erros médicos e enfrentar punições cíveis e éticas, o que é prejudicial a todos.

Para os médicos-veterinários, é crucial lembrar que possuem uma vida social, e em situações de emergência, existem clínicas veterinárias preparadas para atender seus clientes e pacientes na ausência do profissional.

Distinguir o urgente do importante é fundamental. Neste Natal e ano novo, a mensagem é clara: desconecte-se. Assuma o controle da sua história e desfrute deste período de recesso em família, aproveitando os momentos de paz e descanso.

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