Alimento seguro, só com inspeção de médicos-veterinários: Queijo produzido em condições inadequadas de higiene pode causar doenças aos consumidores

Inspeção queijo artesanal

Dentre os estados brasileiros produtores de queijo artesanal, Minas Gerais se destaca, em função de suas particularidades no processo de fabricação, das características do queijo, sua vinculação com o território e com a cultura passada de pai para filho a muitas gerações.

Em abril deste ano, uma Operação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu um estoque de 11 toneladas de queijo em condições inadequadas de higiene e armazenamento precário na zona rural de Riachinho, no Noroeste de Minas.

Segundo informações publicadas pelo portal G1, os produtos estavam em uma casa abandonada, acondicionados de forma não indicada para o consumo humano, “mergulhados em tambores e caixas d’água, em um local onde tinha salmora. Depois, o material era retirado, lavado e comercializado nos grandes centros. As peças que não poderiam ser comercializadas, eram trituradas e voltavam a produção”.

O caso, que não é isolado, reforça a necessidade de consumir produtos que possuam selo de inspeção do Serviço de Inspeção Federal (SIF), dos municípios (SIM) ou Estados (SIE), que garantem que o alimento foi fiscalizado por um médico-veterinário; ou os selos de identificação Artesanal, que são certificados que asseguram que os produtos alimentícios de origem animal foram elaborados de forma artesanal, com receita e processo que apresentem características tradicionais, regionais, culturais, vinculação ou valorização territorial.

Por intermédio da certificação Artesanal, assegura-se que os produtos possuem propriedades organoléptica únicas, diferenciadas, sejam produzidos de maneira artesanal própria de determinada região, tradição ou cultura e que adotam procedimentos de Boa Práticas Agropecuárias e de Boas Práticas de Fabricação.

A campanha do CRMV-RJ “Alimento seguro, só com inspeção de médicos-veterinários” vem para alertar sobre os riscos de consumir alimentos sem a inspeção sanitária de médicos-veterinários e a importância desses profissionais na cadeia alimentar.

Rolar para cima