Comunicado GE

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) vem a público informar que enviou um ofício à GE HealthCare, questionando o motivo do desabastecimento de contrastes utilizados em ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas em animais desde o mês passado.

Esta autarquia informa que é notória a dificuldade na aquisição de contrastes como Omniscan (Gadodiamida), Visipaque (Iodinaxol) e Omnipaque (Ioexol).

É importante ressaltar que os contrastes são utilizados para facilitar a visualização de doenças inflamatórias e neoplásicas nas tomografias e ressonâncias magnéticas, permitindo um diagnóstico muito mais preciso e, consequentemente, um tratamento mais efetivo.

O CRMV-RJ também questionou sobre um suposto motivo do direcionamento da GE Healthcare para interromper a venda de meios de contraste para CNPJs veterinários.

“Ora, enquanto a empresa continua vendendo aparelhos de tomografia e ressonância para o mercado veterinário em larga escala, o que é extremamente benéfico para o mercado PET/VET, é no mínimo, uma incoerência, a não comercialização destes contrastes para serem utilizados nos exames. A radiologia brasileira está sendo impactada e consequentemente diversas enfermidades estão sendo negligenciadas afetando a vida de muitos animais”, afirmou o médico-veterinário, clínico e vice-presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves.

Destacamos ainda que a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Saúde, CNS 287/1998, incluiu o profissional de Medicina Veterinária entre os profissionais de saúde.

“Nossa classe merece respeito e consideração para garantir e proporcionar uma medicina de excelência para os animais”, concluiu Diogo.

O CRMV-RJ sempre estará ao lado dos profissionais médicos-veterinários para assegurar-lhes liberdade e autonomia profissional na busca diária por um atendimento de excelência, refletindo no bem-estar animal, elevando permanentemente o bom nome da Medicina Veterinária em nosso estado e no Brasil.