CRMV-RJ detecta propaganda de graduação em Medicina Veterinária por R$ 59

Em 1910, surgiram as instituições pioneiras do ensino da Veterinária no país: a Escola de Veterinária do Exército fundada pelo Decreto nº 2.232, de 6 de janeiro, e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, criada pelo Decreto nº 8.319, de 20 de outubro, ambas na cidade do Rio de Janeiro. O alta repentina, no entanto, começou em 1990, quando, segundo o Ministério da Educação (MEC), foram criados 57 novos cursos na área. De lá para cá, esse número disparou e, atualmente, o Brasil possui o alarmante número de mais de 500 cursos de Medicina Veterinária em atividade. 🌎

Recentemente, o CRMV-RJ foi surpreendido com a propaganda nas redes sociais de um curso de Medicina Veterinária por R$ 59 na primeira mensalidade. Não apenas a quantidade de cursos e a escassez de mercado preocupam, mas também a formação desses profissionais.

O CRMV-RJ alerta que a qualidade do ensino afeta diretamente os serviços veterinários prestados à população. Esses profissionais que estão se formando irão atender os animais, trabalhar em áreas como segurança alimentar, Saúde Única, fabricação de produtos de origem animal, entre outras áreas.

Por isso, esta autarquia recomenda que o futuro profissional opte uma universidade que preze pelo bom nome da Medicina Veterinária; e que a população contrate os serviços de quem frequentou escolas com qualidade de ensino.

O Conselho esclarece que não tem ingerência sobre a formação acadêmica e que cabe ao MEC autorizar a abertura e fechamento desses cursos. Entretanto, preocupa-se a existência do “estelionato educacional”, em que o maior prejudicado é o próprio bacharel, falsamente enganado por instituições que vislumbram unicamente o lucro em detrimento do ensino qualificado.

Cabe ressaltar que um bom curso de medicina veterinária deve ter, entre vários requisitos, bibliotecas e laboratórios devidamente equipados para as aulas práticas. Além disso, dispor de fazenda para as aulas práticas da área de produção animal e hospital veterinário, que funcione 24 horas, além de seguir a Resolução nº 3/2019 do MEC, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Também é desejável avaliar se existem aulas práticas e se há conteúdos que abordem competências humanísticas. O corpo docente merece avaliação.

Será que R$ 59 reais pagam isso? Valorizem-se.