Dezembro Verde: Mês de conscientização contra o abandono animal

Simples ações podem transformar milhares de vidas de cachorros e gatos e ajudar a diminuir o número de abandono de animais nas ruas. Dezembro é uma data importante para a causa animal: é o mês de conscientização contra o abandono.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 30 milhões de cachorros e gatos estão em situação de abandono hoje em todo o país. Porém, o número pode ser ainda maior.

Todo final de ano os registros de abandono aumentam. Acredita-se que um dos principais motivos seja a saída de férias das famílias, ocasião em que o tutor não tem com quem deixar o animal ou não possui recursos financeiros para contratar um cuidador ou hotéis especializados. Por isso, abandonam seus pets.

Problemas comportamentais como latido excessivo, destruição de objetos, doenças, problemas financeiros ou até mesmo o envelhecimento do pet, são algumas das desculpas usadas para justificar o abandono.

Um animal em situação de abondono fica vulnerável e exposto a calor, sede e fome, e liver das cinco liberdades do Farm Animal Welfare Council: Estar livre de fome e sede; de desconforto; de dor, doença e injúria; da liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie; e de medo e de estresse.

É importante, antes de adotar um animal, ir além da emoção, lembrando-se da importância de planejar para apoiar a decisão em conjunto com o restante dos membros da família. Ao planejar a aquisição de um animal, é necessário observar necessidades básicas, como alimentação, saúde e afetividade.

Rolar para cima