CRMV-RJ participa de Audiência Pública de “Direitos, Bem-estar e Proteção dos Animais” da Câmara Municipal de Macaé

Câmara Municipal de Macaé

O CRMV-RJ, representado pelo vice-presidente Diogo Alves, participou da audiência com o tema “Direitos, Bem-estar e Proteção dos Animais”, da Câmara Municipal de Macaé, na noite desta terça-feira (4).

Entre os objetivos do encontro, estavam a criação da Frente Parlamentar da causa animal e a criação do Plano Municipal que fundamenta, regulamenta e orienta a proposição e execução de políticas públicas para um determinado período.

Diogo Alves agradeceu ao Rafael Amorim pelo convite em participar desta importante audiência pela causa animal e parabenizou o município em nome do CRMV-RJ.

“Tivemos hoje uma reunião com o coordenador especial da Vigilância Sanitária de Macaé, Ricardo Salgado, nos colocando á disposição para que possamos fazer ações em parceria, em estabelecimentos médicos veterinários. Como órgão fiscalizador do exercício profissional, cabe ao CRMV/RJ só a autuação ao profissional e chegam denúncias com relação a castrações clandestinas, castrações exercidas por pessoas não habilitadas. Penso que este tipo de parceria que fortalecemos hoje é de suma importância”, declarou.

E emendou: “Queria parabenizar o prefeito Welberth Rezende por estar bem envolvido com essa causa animal. Acima de tudo, essa questão é constitucional. Está no artigo 196 da Constituição Federal que a saúde é dever do estado, mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença. Estamos à disposição da sociedade civil, e nos colocamos a a postos para interlocuções maiores, principalmente nas questões de denúncias. Somos extremamente favoráveis a políticas públicas, priorizando sempre o bem estar animal. Quando a gente tem pessoas unidas nesse mesmo propósito, a causa animal só tem a ganhar. Contem com o CRMV-RJ, nós somos extremamente a favor de políticas públicas, qualquer que seja, como educação infantil, microchipagem, programas de estímulos à posse responsável, adoções… O médico-veterinário é Saúde Única, não é apenas cão e gato”, finalizou.

Câmara Municipal de Macaé

A audiência pública, que reuniu ativistas, representantes do Legislativo, Executivo, Ministério Público, OAB, universidade e sociedade organizada em geral, foi presidida pelo vereador Rafael Amorim. Participaram também do evento o líder do governo Luciano Diniz, Reginaldo do Hospital, José Prestes, Rond Macaé, George Jardim, além de secretários municipais, médicos veterinários, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Polícia Militar, entre outros.

“É fundamental que nós aproveitemos esse momento da audiência pública para ouvir a liderança do Conselho, que instrui, regula, fiscaliza [o exercício profissional]. Quando você [Diogo Alves] falou de Saúde Única, eu até sorri aqui para o vereador Rond, porque eu falo isso aqui. Mas isso sou eu falando como vereador eleito. Quando um técnico fala o que isso quer dizer, a política pública fica muito mais substancial. É política pública com “p” maiúsculo. E O CRMV-RJ, além de muito bem-vindo, é necessário”, continuou Rafael, após a fala do vice-presidente do CRMV-RJ.