CRMV-RJ realiza II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária e reúne mais de 50 representantes de instituições de ensino

O CRMV-RJ, por meio da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária, realizou nesta quinta-feira (30), o II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária, no Windsor Guanabara Hotel, no Centro do Rio de Janeiro. O evento recebeu mais de 50 participantes, entre dirigentes, coordenadores e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, além de presidentes das Comissões Estaduais de Educação da Medicina Veterinária dos CRMVs da região Sudeste e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Participantes do II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária

O encontro deu continuidade às ações do Conselho e as IES através da Comissão Estadual de Educação e visava refletir sobre o sistema educacional da Medicina Veterinária, buscando seu aprimoramento em alto nível e disponibilizando às Instituições toda a estrutura do CRMV-RJ para esse fim.

Secretário geral do CRMV-RJ e presidente da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária, Paulo César Amaral Ribeiro da Silva

O secretário geral do CRMV-RJ e presidente da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária, Paulo César Amaral Ribeiro da Silva – que é professor da Faculdade de Veterinária, Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Universidade Federal Fluminense, deu abertura ao evento e falou sobre a importância do evento, que teve como objetivo discutir as novas Diretrizes Curriculares da Medicina Veterinária, que deverão ser implementadas até agosto deste ano.

“O evento vem a partir de uma programação de atividades que acabaram sendo interrompidas pela pandemia. Em 2009 foram publicadas as novas Diretrizes Curriculares da Medicina Veterinária com prazo para implementação até agosto desde ano. Naquela época, o primeiro seminário foi a provocação para que entendêssemos quais eram as novas diretrizes. Ao longo desse tempo elas estão sendo implementadas, estudadas e agora a fase de estabelecer a nova grade curricular baseada nas Diretrizes Curriculares, que direcionam o caminho do ensino da Medicina Veterinária e norteiam o caminho para a formação do profissional do médico-veterinário. Abrimos o seminário novamente para os coordenadores e ainda com uma novidade: a participação dos dirigentes, para que pudessem entender o que os coordenadores estavam pleiteando, porque isso demanda investimento da universidade, demanda mudanças de comportamento, mudanças de visão, mudanças na forma de ensinar, mudanças estruturais e principalmente na estrutura pedagógica, com nessa visão moderna e mais eficiente do ensino. Também participaram professores do NDE, responsáveis por assessorar a coordenação, montar e rever projeto pedagógico do curso”, declarou.

Da esquerda para a direita, os membros da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária do Rio de Janeiro: Sandra Maria Gomes Thomé, Walker Nunes Chagas, André Vianna Martins, Isabelle Corrêa Rochebois Campello (tesoureira do CRMV-RJ) e Paulo César Amaral Ribeiro da Silva

No período da manhã, o médico-veterinário Rafael Gianella Mondadori (CRMV-RS 5672), que é professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e o médico-veterinário André Vianna Martins (CRMV-RJ 3558), coordenador do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e membro da Comissão da Educação do CRMV-RJ, abordaram os temas “DCN: Uma reflexão sobre o sistema educacional e o mundo do trabalho – ensino por competências” e “Curricularização da extensão”, respectivamente.

Mondadori descreveu a iniciativa do CRMV-RJ como imprescindível para dar continuidade a essas discussões a cerca da educação em Medicina Veterinária.

Médico-veterinário Rafael Gianella Mondadori

“Esse tipo de evento sendo retomado após esse período em que ficamos afastados por causa da pandemia é de extrema importância porque toda nossa educação veterinária, desde a legislação até as novas tecnologias, foram sempre capitaneadas pelo nosso sistema. Nós tínhamos um Seminário Nacional de Educação, que foi descontinuado, mas é o único fórum que a gente tem no Brasil que é promovido pelo sistema, no caso hoje pelo CRMV-RJ, para que a gente possa discutir a educação veterinária. Nós não temos outro lugar para falar de educação veterinária se não em seminários de ensino ou de educação. Neste caso aqui, o estado é um dos que tem maior número de profissionais, então tem uma importância estratégica para o país, até para servir de exemplo como estímulo para que outros regionais façam o mesmo enquanto não for retomado o nacional, que faça isso de forma estadual”, disse Mondadori.

Médico-veterinário André Vianna Martins

“Esse II Seminário Estadual está sendo super importante. No primeiro discutimos as diretrizes curriculares novas e recém implantadas, que precisam ser colocadas em prática e na Proposta Pedagógica Curricular (PPC), e nesse segundo a gente reforça a questão do ensino e avaliação por competências. Também abordei os temas de curricularização da extensão, que também é necessário que esteja implantado no PPC este ano, para que no ano que vem os alunos que entrarem no curso já estejam na nova matriz contemplando os 10% de carga horária de extensão”, emendou André Vianna.

Já no período da tarde, foi montada uma mesa redonda com membros das Comissões de Educação do Sistema CFMV/CRMVs, com o tema “Novas diretrizes curriculares: experiências e desafios”, onde os presentes puderam expor suas opiniões e tirar suas dúvidas; seguido da palavra aberta aos coordenadores e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Mesa redonda com membros das Comissões de Educação do Sistema CFMV/CRMVs

Convidados do sistema CFMV/CRMVs

Entre os convidados também estavam presidentes das Comissões Estaduais de Educação da Medicina Veterinária dos CRMVs da região Sudeste e da Comissão Nacional do CFMV.

Da esquerda para a direita: Rafael Gianella Mondadori, Walker Nunes Chagas, André Vianna Martins, Sandra Maria Gomes Thomé, Miliane Moreira Soares de Souza, Fábio Manhoso e Paulo César Amaral Ribeiro da Silva.

A professora da UFRRJ, Miliane Moreira Soares de Souza (CRMV-RJ 4467), membro da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), disse que a iniciativa do CRMV-RJ é importante para que haja a consolidação da implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais no estado do Rio de Janeiro.

“Nós precisamos deste espaço para que possamos agregar ideias, catalisar as mudanças que são necessárias para que a implementação das diretrizes curriculares sejam feitas dentro dos currículos, dentro dos projetos pedagógicos de cursos da Medicina Veterinária, e essa é uma iniciativa do Rio de Janeiro muito importante para que a gente possa consolidar a implantação das DCNs no Rio”, explicou.

Da direita para a esquerda: Fábio Manhoso (presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP); Miliane Moreira Soares de Souza (membro da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária) e Rafael Gianella Mondadori

O presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP, Fábio Manhoso, parabenizou o CRMV-RJ, na pessoa do presidente, Romulo Spinelli; e na pessoa do prof. Paulo César, presidente da Comissão de Educação, “pelo importante evento, trazendo o debate do ensino, trazendo os coordenadores, professores, abrindo as portas do conselho às instituições”.

Presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP, Fábio Manhoso

“Eu acho isso muito importante. O Conselho tem que estar próximo a essas instituições de ensino, tem que ofertar ajuda às instituições de ensino. Não temos gerência sobre o ensino, mas nós temos a obrigação de participar. A exemplo do que estamos fazendo em São Paulo desde que assumimos, é essa a aproximação. Esse é um fator primordial para que Conselho de classe e instituições de ensino possam estreitar os seus laços e, consequentemente, a gente colaborar na melhora do ensino. As instituições nem sempre veem o Conselho como sendo um órgão apoiador, as vezes nem sabem da importância que a gente representa. É uma pista de mão dupla que elas se aproximem e que o Conselho continue nesta linha promulgada pelos diretores desta gestão do Rio de Janeiro”, declarou Manhoso.

Homenagem

Durante o evento, os colegas homenagearam o médico-veterinário José Freire de Faria, que faleceu nesta quarta-feira, 29 de junho de 2022. No último dia 10 de junho, durante a 2ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) de 2022, realizada no Rio de Janeiro, o médico-veterinário foi homenageado pelo centenário completado em abril deste ano. Por questões de saúde, Faria não pode receber a condecoração pessoalmente, sendo representado pelos filhos, Valéria e José Maurício de Faria.

Rolar para cima