“Relevância da Abordagem em Saúde Única nas Forças Armadas” é tema de Seminário da Diretoria de Saúde da Aeronáutica

I Encontro de Medicina Veterinária da Diretoria de Saúde (DIRSA)

O I Encontro de Medicina Veterinária da Diretoria de Saúde (DIRSA) com o tema “Relevância da Abordagem em Saúde Única nas Forças Armadas”, aconteceu na última quarta-feira (13), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

Os palestrantes do evento foram Francisco Augusto Pereira dos Santos, Coronel veterinário do Exército Brasileiro, da CCOPAB; Ramom Silva, farmacêutico pesquisador da UFF; Alexandre Moraes Ferreira, Coronel QOFARM FAB Dirsa; Jacqueline Roberta Soares Salgado, Major veterinária do Exército Brasileiro, da IDQBRN; Felipe Guedes da Costa, Aspirante Oficial veterinário FAB ALA 11; e Gabrielle Fontenelle Wanderley, Aspirante Oficial veterinária FAB ALA 12 SIPAA.

Entre os temas estavam “Atuação do médico-veterinário no Exército Brasileiro”; “Food Defense: Um panorama sobre o assunto”; “Proposta de atuação do médico-veterinário na saúde operacional da FAB”; “Ações do médico-veterinário na Defesa Biológica”; “Atuação dos cães de guerra na FAB”; e “Importância do gerenciamento de risco de fauna para a segurança do voo”.

“Ciente da importância do Oficial Veterinário nas ações voltadas à proteção da saúde do efetivo militar por meio de medidas de vigilância sanitária e ambiental, inspeção e segurança da água e dos alimentos, defesa biológica e controle de zoonoses e pragas, a Força Aérea criou, no final de 2020, uma Divisão de Medicina Veterinária na sua Diretoria de Saúde e, inicialmente, nomeou como seu chefe o Coronel Farmacêutico Alexandre Moraes Ferreira, haja vista não existirem Oficiais Veterinários de carreira na Força. Fruto dessa criação, aconteceu o I Encontro de Medicina Veterinária da Diretoria de Saúde”, explicou o Coronel Francisco Augusto.

O evento contou com a presença de palestrantes da FAB, do Exército e autoridades de Saúde, como o Major Brigadeiro Kischinhevsky, Diretor de Saúde; Brigadeiro Maia, SubDiretor de Saúde Operacional; e Brigadeiro Carla Lyrio, Diretora do Hospital da FAB e primeira mulher oficial general daquela Força.

No encontro foi ofertada pela Academia de Medicina Veterinária no Rio de Janeiro (AMVERJ) uma placa alusiva ao evento ao Coronel Ferreira, por sua dedicação e empenho na consolidação da Diretoria.

“Parabéns a todos os médicos-veterinários militares, especialmente aos participantes do 1º Seminário da DIRSA. Que outros sejam realizados mostrando a importância desses profissionais nas forças armadas. O CRMV-RJ está de portas abertas para uma integração maior, valorizando a Saúde Única na área militar com reflexo na sociedade”, declarou o presidente do CRMV-RJ, Romulo Spinelli.

Rolar para cima