Morador de Campos dos Goytacazes, Andre Lacerda é eleito presidente da Anclivepa Brasil

Morador de Campos dos Goytacazes, Andre Lacerda, que é médico-veterinário e professor universitário de cirurgia veterinária da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), foi eleito presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Brasil) para a gestão 2021-2023. A entidade de caráter científico, sem fins lucrativos, congrega clínicos de pequenos animais, pesquisadores, professores e estudantes, todos envolvidos com assuntos relacionados com a medicina veterinária de pequenos animais, na busca de aperfeiçoamento técnico que vise cooperar com entidades públicas ou privadas nos assuntos que se relacionam diretamente ou indiretamente com esta profissão.

Lacerda explicou que em sua gestão, o objetivo é o de fortalecer principalmente as Anclivepas regionais que hoje, segundo o médico-veterinário, passam por muitas dificuldades. A ideia é o fortalecimento delas com apoio da Anclivepa Brasil, criando um plano de trabalho, uma agenda nacional, que englobe todas as Anclivepas com eventos, porque a Anclivepa Brasil só vai retornar o seu crescimento se fizermos uma associação com regionais fortes e que representem realmente a medicina veterinária”, explicou.

Ele ainda acrescentou que a transparência também é importante para a gestão. “Falamos que a nossa gestão deve ser sempre com um olhar bondoso para todos os seus membros e sempre da maneira mais democrática possível. Um outro ponto importante, que é uma das funções da Anclivepa, além dessas ações de juntas aos Anclivepanos, é a questão científica, da associação sempre servir de um modelo para a educação continuada e, com isso, ajudar no crescimento e fortalecimento da medicina veterinária. Estamos com projetos de trazermos o congresso mundial de medicina veterinária para o Brasil para o ano de 2025. Todo o projeto já foi enviado e esperamos agora a votação da Associação Mundial de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Wsava) para que a gente possa com isso ter êxito no pleito”, finalizou.

Além de professor universitário de da Uenf, Andre também é professor pesquisador, cientista de produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de especialista em cirurgia veterinária diplomado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV).

Scroll to Top