Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes apreende 225 quilos de queijos

A Vigilância Sanitária de Campos dos Goytacazes realizou a operação Operação “Queijo Furado”, na manhã desta quinta-feira (18), e estourou uma fábrica de laticínios clandestinos na localidade de Rio Preto, onde foram apreendidos um total de 225 quilos de queijos bolinha, mussarela e parmesão.

A ação foi deflagrada pela Defesa Agropecuária Estadual e contou com o apoio do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo nota da prefeitura, os agentes identificaram no local a produção de queijo tipo mussarela, parmesão e bolinha, vendidos para churrasquinhos da cidade, em ambiente sem nenhuma higiene, utilização de materiais de construção em meio à fabricação, além de utilização de sal mineral de uso bovino para salga das peças.

Ainda segundo a nota, os agentes encontraram soda cáustica (para aumentar a conservação ou diminuir a acidez do produto) no local de produção, um indício forte de fraude para adulteração dos queijos e risco claro de intoxicação e vetor de males à saúde do consumidor. Os agentes autuaram o responsável e apreenderam e inutilizaram toda a produção encontrada.

O CRMV-RJ esclarece que o queijo clandestino coloca em risco a saúde pública e alerta que todo produto ou subproduto animal precisa ter Selo de Inspeção Municipal (SIM) ou Estadual (SIE) ou Federal (SIF) para ser comercializado, que é a garantia de que a empresa foi fiscalizada e que está dentro das normas sanitárias exigidas.

A Operação terá continuidade na região e em outras localidades do município a fim de apurar todas as denúncias recebidas sobre o funcionamento de laticínios clandestinos. A Vigilância Sanitária orientou para que a população denuncie irregularidades através do telefone: (22) 98168-0244. O anonimato é garantido.

*Contém informações da Prefeitura de Campos dos Goytacazes