Encontro com regionais alinha procedimentos sobre compras públicas

ComprasNet CFMV 03.03.2021
Encontro acontece na sede do CRMV-RJ. Foto: CRMV-RJ

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) está reunido com representantes dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná para compartilhar informações de legislação e alinhar procedimentos sobre compras públicas.

O III Encontro sobre Compras Eletrônicas (ComprasNet) teve início na segunda-feira (1º) e vai até amanhã, na sede do CRMV-RJ. A programação é coordenada pela equipe de licitações e compras do Federal e contou com a presença da vice-presidente, Ana Elisa Almeida, no primeiro dia de evento. “É muito produtivo o treinamento e os participantes estão motivados. Isso é gratificante. Essa aproximação com os regionais é salutar e positiva”, afirmou.

Os representantes dos regionais estão recebendo treinamento sobre ferramentas, como o Painel de Preços, que permite fazer pesquisa de preços de mercado; o Catálogo de Materiais e Serviços (Catmat/Catser), que auxilia na organização e padronização dos itens de compras; e o Sicaf, que é o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores.

O presidente do CRMV-RJ, Romulo Spinelli, anfitrião do encontro, considera proveitosa a parceria do Federal com os regionais. “Esperamos que o CFMV contribua com outros departamentos do nosso regional e agradecemos a escolha do Rio de Janeiro para ceder o espaço para o evento”, declara Spinelli.

O evento é mais uma iniciativa do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) e integra as ações de aproximação entre CFMV e regionais. “Com esse encontro, queremos subsidiar os funcionários dos regionais para que, em um curto período, as licitações do Sistema CFMV/CRMVs sejam padronizadas. Uma de nossas metas é realizar compras coletivas, gerando economicidade a todos os conselhos”, explica Igor Andrade, coordenador do NAR, ao destacar o empenho da diretoria e equipe de licitação, representada pelos funcionários Michel Lima, Francisco Alves e Vitor Hugo Ramos.

Com a palavra, os CRMVs

Lisandra Dornelles
Presidente do CRMV-RS

“Estou achando o curso espetacular. Além de padronizar o sistema, é uma ferramenta gratuita que vai dar muito mais transparência e celeridade a todos os procedimentos. Uma ferramenta autoexplicativa que vai auxiliar todos a comprar da forma mais barata e correta possível. Esse curso também é proveitoso, pois aproxima os regionais do Federal. O principal é a união!”

Juliana Sudá de Forton Bousquet Visintin
Líder do Departamento de Licitações e Contratos do CRMV-RJ

“Está sendo muito proveitoso. A gente não conseguiria isso em um curso de capacitação comum. Eles estão dentro da nossa realidade, do nosso dia a dia, passando pelas mesmas coisas, então até os exemplos de pregão e material apresentados são a nossa realidade. A gente não sabia mexer no sistema e essa capacitação será fundamental para agilizar o setor.”

Michelle Stadler
Pregoeira oficial do CRMV-PR

“Esses treinamentos são muito produtivos e importantes para que os regionais possam aprimorar e adquirir novos conhecimentos. Outro fator importante é a troca de experiência entre os participantes, conhecer a realidade de cada um. Todos os envolvidos estão de parabéns, pois com certeza haverá muitas melhorias no desempenho do trabalho de todos.”

Assessoria de Comunicação do CFMV