Profissionais são homenageados durante cerimônia na OABRJ em celebração ao mês do médico-veterinário

Foi realizada nesta terça-feira (2), no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OAB-RJ, a solenidade “Comemoração do mês do médico-veterinário: destaques profissionais e avanços jurídicos”, que homenageou médicos-veterinários que se destacaram nos anos de 2024 e 2025.

O evento marcou o início das comemorações pelo mês do médico-veterinário e destacou a relevância da atuação desses profissionais — que foram indicados pelo plenário desta autarquia — em diferentes áreas, como ensino, pesquisa, saúde pública, defesa animal e forças armadas e forças auxiliares; além do Prêmio Benemérito Claude Bourgelat da Medicina Veterinária, que reconhece a contribuição de indivíduos ou instituições que apoiam e colaboram com o desenvolvimento da Medicina Veterinária.

Compuseram a mesa de abertura do evento Diogo Alves da Conceição, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ); Julio Israel Fernandes, vice-presidente do CRMV-RJ; Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OABRJ; Larissa Paciello, presidente da Comissão de Direito Médico Veterinário da OABRJ; e Rogério Alvares, presidente da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro.

Na solenidade, os seguintes profissionais foram homenageados: José Eduardo Mayhe Ferreira, com o Prêmio Médico Veterinário do Ano – 2025; Márcia de Souza Xavier, com o Prêmio Médico Veterinário Professor do Ano – 2025; Isabela Syllos Campos, com o Prêmio Médico Veterinário das Forças Armadas – 2025; Gilberto dos Santos Seppa, com o Prêmio Médico Veterinário das Forças Auxiliares – 2025; Reynaldo Velloso, com o Prêmio Benemérito Claude Bourgelat da Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro – 2025; Wellington Vieira, com o Prêmio Benemérito Claude Bourgelat da Medicina Veterinária – 2024; Paulo Roberto Bernardes Lopes, com o Prêmio Médico Veterinário Professor do Ano – 2024; e Marcos Volpini Jansen Pereira, com o Prêmio Destaque da Medicina Veterinária do Ano (antigo Páreo) – 2024.

Durante a abertura, o presidente do CRMV-RJ ressaltou a importância do reconhecimento à categoria.

“É uma imensa satisfação reconhecer o trabalho de colegas que exercem a Medicina Veterinária com excelência e dedicação. Estes prêmios representam não apenas a valorização individual, mas também a força coletiva da nossa categoria em prol da sociedade”, declarou Diogo Alves.

“Fala-se muito, atualmente, sobre o termo multiespécie, pois vivemos em um tempo em que animais humanos e não humanos convivem harmoniosamente no seio de uma mesma família. Esse entendimento já está consolidado na sociedade e também na doutrina. Vocês, médicos e médicas-veterinários, compreenderam isso muito antes e vêm ensinando a todos nós a importância de tratar com respeito e amor. Por isso, é uma grande satisfação recebê-los aqui”, emendou Velloso.

Rolar para cima