O que é?

O termo “especialista” na Medicina Veterinária e na Zootecnia é um título homologado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) àquele emitido por entidades que cumprem os requisitos da resolução que trata sobre especialidades veterinárias (Resolução CFMV nº 935/2009) e que devem estar habilitadas pelo CFMV (veja aqui).
Como fazer!
O profissional que pretende obter o título deve apresentar ao CRMV-RJ a seguinte documentação:
Requerimento ao presidente (baixe aqui)
Certificado conferido pela entidade
Fotografia recente no tamanho 3×4 cm digitalizada em formato PNG ou JPEG (Confira as exigências clicando aqui)
Declaração de nome social, se houver
Foto da assinatura em papel em branco e digitalizada. Confira as exigências aqui
Atas de julgamento e/ou resultados de exames prestados junto às entidades citadas
Memorial documentado que possa comprovar que o solicitante desenvolve atividades na área da especialidade requerida há pelo menos 05 (cinco) anos (incluindo os Cursos de Pós-Graduação lato e stricto sensu)
Cópias das peças de documentos que houver feito parte do processo que deu origem ao título junto à sociedade, associação ou colégio de âmbito nacional, quais sejam:
✔ Certificados conferidos por instituição de ensino superior ou qualquer outra entidade ministrante de cursos de especialização
✔ Títulos de mestre e/ou doutor de Cursos/Programas de Pós-Graduação credenciados pela CAPES/MEC, se obtidos no exterior, revalidação por universidade no Brasil

1ª Etapa

Clique aqui para baixar o requerimento ao presidente. Após preenchido e assinado, encaminhar toda documentação exigida acima, para o CRMV-RJ, através do e-mail: pessoafisica@crmvrj.org.br
2ª Etapa
Após o envio da documentação, será instaurado o processo, que deverá passar ser analisado e aprovado pela plenária do CRMVRJ.
Após decisão do plenário, o profissional será informado sobre o deferimento / indeferimento do regional.
Sendo deferido, o CRMV-RJ encaminhará ao profissional o boleto com a taxa correspondente. Após a constatação do pagamento da taxa, encaminhará o processo ao CFMV para nova análise.
Após o retorno do processo pelo CFMV com aprovação do Título de Especialista, será emitida via física e digital da cédula de especialista. Em casos de indeferimento, o profissional será comunicado sobre.
O CRMVRJ avisará ao profissional a disponibilidade de retirada da carteira física através do e-mail.
Estando disponível, agende aqui a data para a retirada da carteira de especialista.
Saiba mais…
– Taxas e Anuidades

F.A.Q.
Veja Também…

Título de Especialista
Algumas entidades são habilitadas a emitir o Título de Especialista. Saiba mais…