Segunda Via de Carteira
Segunda via da carteira de identidade profissional
O que é?

A segunda via da carteira de identidade profissional pode ser solicitada quando o profissional a perde, é roubado/furtado, ela é extraviada e nos casos de atualização de algum dado da carteira ou danificação.
Para a solicitação da segunda via da cédula, você precisará apresentar os documentos abaixo:
– Requerimento ao Presidente (clique aqui para baixar)
– Documento de identificação dotado de fé pública (RG, RNE vigente ou CNH) ou certidão de casamento/divórcio (no caso de alteração de dados)
– Declaração de nome social, se houver
– Registro policial de extravio ou boletim de ocorrência homologado (nos casos de perda, roubo/furto e extravio)
– Fotografia recente no tamanho 3×4 cm digitalizada em formato PNG ou JPEG (Confira as exigências clicando aqui)
– Foto da assinatura em papel em branco e digitalizada. Confira as exigências aqui
Como Fazer!

1ª Etapa

Preencha e assine o requerimento ao presidente, solicitando Segunda Via. Descreva seu nome completo, CPF e número do CRMV/RJ. Não esqueça de assinar!
Envie a documentação e fotografia digitalizada para o e-mail: formregistro@crmvrj.org.br
O CRMV fará análise das informações e documentos remetidos. Estando tudo correto, o CRMV/RJ enviará a taxa para Segunda Via por e-mail.
Caso seja necessário certificar a veracidade de algum deles, o regional poderá solicitar que o profissional compareça presencialmente e apresente a documentação original.
Saiba mais…
– Taxas e Anuidades
2ª Etapa

3ª Etapa

Após o pagamento e estando todos os dados e documentos de acordo, a carteira digital será liberada automaticamente pelo aplicativo CFMV.
O profissional terá acesso à cédula digital pelo aplicativo (app) do Sistema CFMV/CRMVs, disponível para download nas lojas oficiais da Google Play (Android) e da App Store (iOS). Com validade em todo o território nacional, a e-CIP terá um QR-Code, dispositivo de segurança para confirmar a autenticidade do documento
Já as cédulas físicas serão providenciadas pelo CFMV. Assim que o CRMV/RJ receber as cédulas físicas, fará contato com o profissional liberando o agendamento para retirada presencial.
Esse processo poderá demorar, a depender da demanda de cada regional.
Após liberação do CRMVRJ agende a retirada em: https://www.crmvrj.org.br/agendamento-para-atendimento-presencial/
OBS: No dia da retirada da carteira, você deverá levar os documentos originais solicitados, a carteira atual para devolução (nos casos de alteração de dados e inutilização da carteira) e o Registro policial de extravio ou boletim de ocorrência homologado (nos casos de perda, roubo/furto ou extravio).
F.A.Q.
Perguntas Frequentes
– Lei Federal Nº 5517/1968 – Dispõe sobre o exercício da profissão de Médico Veterinário e cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária
– Lei Federal Nº 5550/1968 – Dispõe sobre o exercício da profissão de Zootecnista
– Resolução CFMV 1475/2022 – Dispõe sobre a inscrição, registro, cancelamento e movimentação de pessoas física e jurídica, no âmbito da Autarquia, e dá outras providências
Sim, mesmo com o Registro policial de extravio ou boletim de ocorrência, a taxa é gerada para segunda via. Para ver as taxas, clique aqui.
Sim. Para sua maior comodidade, a maioria dos procedimentos você faz on-line, só tendo que ir ao conselho retirar sua carteira física e caso necessário, apresentar a documentação original solicitada.