Inscrição de Pessoa Física

Inscrição Definitiva e Provisória

O que é?

Inscrição - CRMV-RJ

É a inscrição do profissional no estado da federação onde irá atuar predominantemente. Geralmente corresponde ao estado onde o médico veterinário/zootecnista reside. É procedimento obrigatório para atuação do profissional.

Para a solicitação será necessário apresentar os documentos listados abaixo e pagar e pagar os respectivos boletos relativos à inscrição, à expedição da cédula de identidade profissional e anuidade. Por ocasião da primeira inscrição, os profissionais pagarão no primeiro ano 50% do valor da anuidade.

Para a inscrição você precisará de todos os documentos abaixo:

– Documento de identificação dotado de fé pública (RG, CNH e outros)
– Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na Receita Federal

– Documento de prova de quitação do serviço militar (obrigatório para homens)
– Fotografia recente digitalizada, no tamanho 3×4cm. Confira aqui as exigências para fotografia

– Foto da assinatura em papel branco e digitalizada, conforme documento apresentado. Confira aqui as exigências para assinatura
– Diploma ou, excepcionalmente e no caso de impossibilidade a respectiva apresentação, certificado/declaração de conclusão de curso expedido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada no competente Sistema de Ensino

Em caso de profissional estrangeiro, deve apresentar também:

– Diploma expedido no País ou no exterior revalidado ou reconhecido e registrado no Brasil, na forma da legislação em vigor;
– Comprovação de que possui visto ou autorização de residência no Brasil, conforme previsto na Lei n° 13.445, de 24 de maio de 2017, devendo apresentar, no ato do registro, a identificação civil do imigrante ou o documento comprobatório de solicitação à autoridade competente;

OBS.: O profissional estrangeiro receberá cédula profissional com prazo de validade idêntico ao contido na Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou no Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), observada a legislação vigente.

Atenção!

Dê preferência para o envio de documentos digitais passíveis de conferência eletrônica. Caso não seja possível a conferência eletrônica da autenticidade, o CRMV solicitará a apresentação presencial dos documentos originais ou o envio de cópia autenticada via correios.

Como Fazer

Inscrição de pessoa física e jurídica - CRMV-RJ

Como Fazer

Formulário de Inscrição de PF - CRMV-RJ

Acesse: https://siscad.cfmv.gov.br/usuario/login e clique em “Cadastra-se”

Acesse aqui o Manual de Inscrição CFMV

O (a) profissional pode acompanhar o status da análise pela própria plataforma SISCAD WEB.

As taxas só serão geradas e disponibilizadas através de seu login no SISCAD, após o recebimento da documentação completa exigida.

* Sempre dê preferência pelo envio da documentação completa em boa resolução e com conferência de autenticidade eletrônica. Leia com atenção os cartilhas e manuais CFMV. O envio de documentos ilegíveis e incompletos irão tornar o processo de análise mais demorado.

O CRMV-RJ convocará o (a) profissional em ocasião futura, para efetivar a entrega do documento de identificação profissional em ato solene.

A realização de ato solene para a entrega da Cédula de Identidade Profissional é de natureza OBRIGATÓRIA, conforme Resolução CFMV nº 926, de 13 de novembro de 2009 e Portaria CRMV-RJ n°62/2017.

A convocação será enviada para o e-mail do (a) profissional.

F.A.Q.

Perguntas Frequentes

Lei Federal Nº 5517/1968 – Dispõe sobre o exercício da profissão de Médico Veterinário e cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária
Lei Federal Nº 5550/1968 – Dispõe sobre o exercício da profissão de Zootecnista
Resolução CFMV 1475/2022 – Dispõe sobre a inscrição, registro, cancelamento e movimentação de pessoas física e jurídica, no âmbito da Autarquia, e dá outras providências

Você terá que pagar as taxas de inscrição, emissão da carteira e a anuidade. Para ver as taxas, clique aqui.

Sim. Para sua maior comodidade, a maioria dos procedimentos você faz on-line, só tendo que ir ao conselho retirar sua carteira física. Momento em que você também levará os documentos originais para conferência.