Presidente do CRMV-RJ toma posse na Academia Brasileira de Medicina Veterinária e entra para a história como o mais jovem imortal da Medicina Veterinária

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), o médico-veterinário Diogo Alves da Conceição, tomou posse como membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária (Abramvet), em cerimônia que aconteceu nesta sexta-feira (26), no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), em solenidade que reuniu familiares, amigos, ex-ministros de Estado e autoridades de destaque. Aos 45 anos, ele se tornou o imortal mais jovem da história da entidade, que reúne nomes de grande relevância para a profissão, na Cadeira nº 7, do patrono Durval Bastos Valladares.

A Abramvet, fundada em 1983 pela Resolução nº 424 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), como parte das Comemorações do cinquentenário da primeira regulamentação da Medicina Veterinária, é uma instituição de prestígio nacional que congrega médicos-veterinários de destaque, responsáveis por contribuir com a ciência, a educação, a cultura e a valorização da profissão.

Ao ser empossado na cerimônia, que envolveu a imposição do capelo, a entrega da medalha e do diploma, e a assinatura do livro de posse, o presidente do CRMV-RJ reforçou o papel de liderança do Rio de Janeiro na Medicina Veterinária brasileira.

“É uma honra imensa integrar a Academia Brasileira de Medicina Veterinária, uma instituição que preserva a memória e projeta o futuro da nossa profissão. Assumo esse compromisso com o sentimento de responsabilidade de representar não apenas os médicos-veterinários do Rio de Janeiro, mas todos aqueles que diariamente atuam em prol da saúde única”, destacou.

A posse consolida a trajetória do presidente, que também integra a Academia de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (Amverj), onde ocupa a Cadeira nº 29. O ingresso na Abramvet também é um marco na trajetória do presidente, que vem conduzindo o CRMV-RJ em ações voltadas à valorização profissional, à fiscalização ética e à defesa da sociedade. A conquista reafirma seu compromisso com o fortalecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia em âmbito nacional.

“Mais do que um reconhecimento pessoal, vejo esta posse como uma oportunidade de continuar contribuindo para o avanço da ciência, da educação e das políticas que envolvem a Medicina Veterinária. É um momento de grande emoção e gratidão, em que reconheço o apoio da família e de todos que caminharam ao meu lado. Essa conquista é fruto de esforço coletivo e de perseverança”, afirmou.

Além de Diogo, também tomaram posse como Acadêmicos Titulares: o embaixador do CRMV-RJ, Dr. Abílio Pereira, na Cadeira nº 2 (Patrono: José Wanderley Braga); a presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Profa. Titular Dra. Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, na Cadeira nº 13 (Patrono: Mario D’Apice) Prof. Dr. Francisco Glauco de Araújo Santos, na Cadeira nº 4 (Patrono: Belisário Fernandes Távora); Prof. Dr. Marcelo Abidu Figueiredo, na Cadeira nº 9 (Patrono: Guilherme Hedelberto Hermsdorff); Deputado e Cel. Vet. Dr. Carlos Henrique Coelho de Campos, na Cadeira nº 16 (Patrono: Fulvio José Alice); Dra. Maria Lúcia Costa Metello, na Cadeira nº 19 (Patrono: Sylvio Torres); Prof. Dr. Valdecir Vargas Castilho, na Cadeira nº 20 (Patrono: Paulo Dacorso Filho); e prof. Dr. Adroaldo José Zanella, na Cadeira nº 22 (Patrono: Antônio Teixeira Vianna).

Rolar para cima