Por que comemoramos o Dia do Zootecnista em 13 de maio?

Você sabia que o Dia do Zootecnista é comemorado em 13 de maio? A escolha da data se deve à aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia do Brasil, realizada em 13 de maio de 1966, na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A data foi oficialmente instituída em 2018, com a sanção da Lei nº 13.596.

Neste dia, celebramos os profissionais que se dedicam ao estudo, ao manejo e à melhoria da produção animal de forma ética, sustentável e inovadora. O zootecnista é essencial para o fortalecimento da agropecuária brasileira. Por meio de pesquisas, tecnologias e boas práticas de manejo, contribui para o aumento da produtividade, o bem-estar animal e a preservação dos recursos naturais.

Mais do que conhecer os aspectos nutricionais, comportamentais e fisiológicos dos animais, o zootecnista atua de forma estratégica em toda a cadeia produtiva, garantindo eficiência, qualidade e segurança dos alimentos de origem animal que chegam à mesa da população.

Mesmo com mais de cinco décadas de história no Brasil, a Zootecnia ainda enfrenta desafios importantes, como a criação de um conselho profissional próprio — proposta que está em debate no Congresso Nacional e depende de mudanças na Lei nº 5.550/1968. Além disso, a ampliação de oportunidades em concursos públicos e a maior valorização da atuação do zootecnista são pautas fundamentais para o reconhecimento pleno da profissão.

Graças à atuação comprometida desses profissionais, o Brasil se destaca como um dos maiores produtores de proteína animal do planeta, impulsionando a economia e promovendo desenvolvimento rural, emprego e renda.

Neste 13 de maio, o nosso reconhecimento e agradecimento a todos os zootecnistas que fazem a diferença no campo, na ciência e na vida das pessoas. Parabéns pelo seu dia!

Rolar para cima