Nota de solidariedade

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) manifesta sua integral solidariedade ao médico-veterinário Daniel da Silva Moura, vítima de agressão verbal, intimidação e tentativa de agressão física com o uso de um garfo, ocorridas em uma unidade pública de atendimento na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no mês de dezembro, durante o exercício do ato médico.

O CRMV-RJ repudia de forma veemente qualquer ato de violência contra médicos-veterinários no exercício da profissão. Situações de violência, ameaças e intimidações são absolutamente inadmissíveis e não podem ser naturalizadas, independentemente das circunstâncias.

Além de colocar em risco a integridade física e psicológica dos profissionais, esse tipo de conduta compromete diretamente a continuidade dos atendimentos, a segurança dos serviços públicos e o próprio cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais.

O Conselho destaca que nenhum profissional de saúde deve ser submetido a constrangimento, ameaças ou risco de agressão no exercício regular de suas funções.

Importante ressaltar que o profissional agredido registrou a ocorrência em uma delegacia policial. O CRMV-RJ acompanha o caso com atenção e reafirma seu compromisso institucional com a proteção dos médicos-veterinários, com a defesa do exercício ético e seguro da profissão e com a adoção de medidas que contribuam para ambientes de trabalho seguros e respeitosos.

Rolar para cima