Maricá será a segunda cidade do estado a contar com médicos-veterinários da família na equipe multidisciplinar da Atenção Primária à Saúde (e-Multi)

Mais uma vitória para a Medicina Veterinária. De forma incansável, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), por meio de seu presidente, Diogo Alves, vem articulando a ampliação da inserção de médicos-veterinários no mercado de trabalho das prefeituras, por meio de Projetos de Lei.

Como nunca visto antes, a atual gestão tem percorrido diversos municípios com o slogan #MedVetNãoÉSóPet, buscando sensibilizar parlamentares sobre a importância da presença de médicos-veterinários nas equipes e-Multi.

As equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (APS) — conhecidas como e-Multi — são formadas por profissionais de diferentes áreas, que atuam de forma integrada e complementar às demais equipes da APS.

Maricá poderá se tornar a segunda cidade do estado do Rio de Janeiro a contar com médicos-veterinários no e-Multi, seguindo o exemplo de Niterói. Atendendo à solicitação do CRMV-RJ, o vereador Fabricinho do Horta protocolou o Projeto de Lei nº 277/2025, que garante a presença desses profissionais em um dos mais importantes programas sociais do município.

“Vale lembrar que o médico-veterinário é um profissional completo. Ele contribui para ampliar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde, pois é habilitado para lidar com o meio ambiente e os animais, atuando na identificação de riscos relacionados à alimentação, às zoonoses e às epidemias de modo geral. Em resumo, trata-se de um profissional capacitado e atualizado para as demandas da sociedade. E quanto mais prevenção, mais saúde e mais economia para o município”, declarou o presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves.

Maricá não será reconhecida apenas por seus 46 quilômetros de belas praias, serras, cachoeiras e lagoas que encantam moradores e turistas, mas também por se tornar uma cidade modelo e de vanguarda na valorização da Medicina Veterinária.

O CRMV-RJ agradece a sensibilidade do vereador Fabricinho do Horta por ter acolhido o pleito do Conselho e apresentado este importante Projeto de Lei, que fará de Maricá uma referência nacional em respeito e valorização à Medicina Veterinária.

E o trabalho não para: Resende será o próximo município a receber articulações políticas do CRMV-RJ para garantir a inserção de médicos-veterinários no e-Multi.

Rolar para cima