CRMV-RJ envia ofício ao CREMERJ solicitando a cassação do exercício profissional do médico preso em Arraial do Cabo/RJ, pelo crime de maus-tratos em cães e gatos

Diante da gravidade do caso que chocou a população fluminense, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) protocolou ofício ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), solicitando a cassação do exercício profissional do médico preso em flagrante, em Arraial do Cabo, acusado de manter cães e gatos em condições degradantes dentro de sua residência.

O homem, que atuava como cardiologista no serviço público da Região dos Lagos, foi detido por agentes da Polícia Civil após denúncias de maus-tratos. No local, os policiais encontraram animais vivos em meio a fezes e restos de comida, além de cães mortos armazenados em sacos plásticos dentro de um freezer. A ação foi realizada pela 132ª Delegacia de Polícia, em parceria com a equipe de fiscalização da Secretaria do Ambiente e Saneamento do município.

Imagens e denúncias recebidas pelas autoridades indicavam a possível realização de procedimentos clandestinos em um ambiente insalubre e de extrema negligência. No imóvel, também foram localizados anestésicos de uso médico e substâncias entorpecentes.

O CRMV-RJ repudia com veemência qualquer prática de crueldade contra animais, especialmente quando perpetrada por alguém que, em razão de sua formação na área da saúde, deveria estar comprometido com o bem-estar e a preservação da vida. A presidência do Conselho considera inadmissível que profissionais habilitados para cuidar de seres vivos atuem em total desrespeito à ética, à dignidade e à legislação vigente.

“Solicitamos formalmente ao CREMERJ que sejam tomadas as providências cabíveis em relação ao exercício da medicina por parte do acusado. Entendemos que atitudes como essa são incompatíveis com a prática profissional e que medidas rigorosas devem ser adotadas para preservar a confiança da sociedade nas profissões da saúde”, afirmou o presidente do CRMV-RJ, médico-veterinário Diogo Alves.

CRMV-RJ: atuando firmemente no combate a qualquer violação dos direitos dos animais.

 

Rolar para cima