O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), representado pelo presidente, Diogo Alves, e pelo vice-presidente, Julio Israel Fernandes, participou, nesta terça-feira (17), da Cerimônia em Celebração ao Dia da Medicina Veterinária Militar, realizada na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Sul Fluminense.
O evento foi marcado pela entrega da Comenda Muniz de Aragão, a mais alta honraria concedida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a médicos-veterinários que se destacam pelos relevantes serviços prestados à Medicina Veterinária Militar Brasileira e à defesa da saúde pública, do bem-estar animal e da soberania nacional.
Neste ano, a homenageada foi a médica-veterinária militar da Marinha do Brasil, Primeira-Tenente (RM2-Md) Isabel Oliveira Cosentino (CRMV-RJ nº 14329), graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado e doutorado na mesma instituição. Além da sólida carreira acadêmica, acumula premiações nacionais e internacionais, como os reconhecimentos da Academia Nacional de Veterinária do Uruguai e do Congresso Brasileiro de Buiatria.
Atualmente, Isabel atua no Canil do 1º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais, sendo responsável pelo cuidado e treinamento dos cães de guerra, além de colaborar no controle sanitário, fiscalização do rancho e ações de controle de vetores.
Em seu discurso, Isabel destacou a emoção de ser a primeira médica-veterinária da Marinha a receber a Comenda Muniz de Aragão.
“Recebo essa comenda com um coração profundamente agradecido e honrado. Mais que uma homenagem, é uma renovação do compromisso com a Medicina Veterinária. Tenho muito orgulho de ser a primeira representante da Marinha a ser agraciada e, acima de tudo, de servir aos nossos soldados, sejam eles humanos ou animais. Essa honraria não é um ponto final, mas um lembrete diário de que há sempre mais a fazer, mais a crescer e mais a conquistar”, declarou.
Oficial temporária desde 2020, Isabel revelou que a paixão pela Medicina Veterinária surgiu na infância, enquanto a vida militar sempre esteve presente por influência do pai, militar de carreira.
“Sempre sonhei em ser médica-veterinária. A carreira militar surgiu como uma oportunidade e, quando percebi, me apaixonei pela possibilidade de unir duas grandes paixões. Se pudesse, ficaria na Marinha para sempre”, afirmou, emocionada.
A cerimônia foi marcada por momentos de grande emoção. O vice-presidente do CFMV, Rômulo Spinelli, relembrou um episódio que revela a essência da trajetória de Isabel: a adoção de Carlota, uma cabra que ela encontrou em 2018 em estado crítico, com mastite severa. Com muito cuidado e dedicação, Isabel tratou Carlota, que foi alimentada na mamadeira e se tornou sua fiel companheira, marcando profundamente sua vida pessoal e profissional.
“Esse episódio resume exatamente o que significa ser médica-veterinária com alma e coração. Isabel representa o espírito de entrega, humanidade e profissionalismo que a Medicina Veterinária Militar carrega. Que sua trajetória inspire as futuras gerações”, ressaltou Spinelli.
O presidente do CRMV-RJ, Diogo Alves, também destacou o orgulho da indicação e da conquista.
“Os 27 CRMVs do Brasil indicaram militares que se destacaram em suas funções. Nós, do CRMV-RJ, indicamos a Dra. Isabel e, após uma criteriosa análise, o CFMV acolheu nossa indicação. Isso ressalta a força da mulher, da esposa e da profissional Isabel Cosentino, além de encher de orgulho todo o nosso Conselho”, afirmou.
A Comenda Muniz de Aragão leva o nome do Tenente-Coronel Médico do Exército Brasileiro, João Muniz Barreto de Aragão, patrono da Medicina Veterinária Militar, responsável pela estruturação do ensino da Medicina Veterinária no país e diretor da antiga Escola de Veterinária do Exército.
Além dos representantes do CRMV-RJ e do CFMV, estiveram presentes à solenidade a presidente do CRMV-AL, Annelise Nunes; a presidente do CRMV-PE, Maria Elisa Araújo; o conselheiro do CRMV-SP, Martin Jacques Cavaliero; e o deputado federal Marcelo Queiroz.
O CRMV-RJ parabeniza a Dra. Isabel Cosentino e todos os profissionais que, com dedicação e excelência, fortalecem a Medicina Veterinária Militar no Brasil, mantendo vivo o legado de Muniz de Aragão e inspirando as futuras gerações.

